Desfile Cívico em Irati atrai público de 10 mil pessoas
Evento marcou a retomada do Desfile Cívico em Irati que não era realizado há cerca de dois anos. Desfile reuniu 3.500 pessoas que apresentaram projetos realizados em Irati
Dez mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico de 7 de setembro na manhã da última sexta-feira em Irati. O desfile contou com a participação de 90 entidades, reunindo cerca de 3.500 pessoas na Rua Conselheiro Zacarias. O local foi escolhido porque há obras na rua Munhoz da Rocha, que tradicionalmente recebe o desfile.
Uma das grandes novidades do desfile deste ano foi a presença do Exército Militar que além de participar do desfile, também trouxe um tanque de guerra para que a população conhecesse o equipamento.
Outro destaque foi o trabalho das secretarias junto às escolas municipais que trouxeram um desfile temático para o dia. Durante a manhã, a população conheceu um pouco mais dos projetos das escolas ligados ao meio ambiente, à contação de histórias, à leitura, à agricultura, aos esportes, culturas regionais, entre outros.
O desfile também foi acompanhado por nove fanfarras que animaram a manhã dos iratienses. Diversas entidades do munícipio também participaram do desfile como a Prefeitura de Irati, Câmara de Vereadores de Irati – com a presença da Câmara Mirim -, escolas estaduais e particulares, Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Provopar, Anapci, Rede Feminina de Cãncer, associações esportivas, entre outras entidades culturais e esportivas. O desfile ainda contou com a participação de CTGs do município.
Retomada
O evento de sexta-feira marcou a retomada dos desfiles cívicos em Irati. Em outras ocasiões, o desfile precisou ser remarcado devido às chuvas ou então era realizado no dia 15 de novembro. A retomada do desfile cívico no dia 7 de setembro, Dia da Independência, animou a população a participar. A prefeitura de Irati considerou que o desfile desse ano foi o maior realizado nos últimos anos. “Resgatamos o patriotismo e o civismo. Irati dando exemplo, muitas entidades queriam desfilar, mas limitamos para não ficar, estender até a tarde, por causa do calor. Mas tudo aconteceu, graças a Deus, dentro do esperado”, destacou o prefeito Jorge Derbli.
O prefeito também relatou que a organização, feita através da Secretaria de Educação, vem trabalhando há cerca der 60 dias para realizar o evento. Ele também comentou a adesão espontânea das entidades em participar. “A população quis participar porque estava fazendo falta em Irati. Há muito tempo não acontecia”, comentou.
Hasteamento
Iniciando as solenidades dos 196 anos da independência do Brasil, antes do desfile ocorreu cerimônia cívica na Praça da Bandeira, com execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira Nacional.
Com apresentação da banda da Guarda Mirim, a cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares. Fizeram uso da palavra o presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli.
Derbli comentou que “o ato de civismo e patriotismo é necessário para o País”. “Precisamos sempre lembrar da importância da pátria”, enfatizou o prefeito, que também agradeceu a presença de todos que contribuíram para o desfile, e disse que espera um crescimento consecutivo do evento ao decorrer dos anos”.
Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos:

