Denúncias são fundamentais para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Redação 3 min de leitura

Ações para conscientizar a população a respeito da importância das denúncias estão sendo desenvolvidas nos municípios da região

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Escolas, Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e outros órgãos desenvolvem ações voltadas para o tema, com intuito de alertar a população.

“Acreditamos que sensibilizando e conscientizando a população quanto a gravidade deste tipo de violência, que não pode ser confundida com um simples gesto de carinho sem intenção, poderemos ter mais força para que as denúncias ocorram e que novos casos sejam evitados, protegendo e proporcionando para nossas crianças uma infância saudável, assim como um desenvolvimento saudável para nossos adolescentes. A função do adulto é proteger e cuidar, não violar direitos ou oferecer risco aos que precisam de cuidados”, explica a psicóloga do CREAS de Imbituva, Amanda Musial.

A escola sempre foi grande aliada neste combate, por meio dela os alunos têm mais liberdade de se expressar, demonstrar no dia a dia e se sofrem alguma violência. Com a pandemia de Covid-19 as crianças permaneceram somente em suas casas e os índices de violência aumentaram, as denúncias também, mas o acesso aos casos se tornou mais difícil.

Em Irati, por exemplo, dia 01/01/2020 até o dia 31/12/2020 foram atendidas 485 denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar de Irati, Ademir Carneiro, enfatiza que, neste momento o combate ao abuso e a exploração depende ainda mais da sociedade. As denúncias são anônimas e com total sigilo. Podem ser feitas em Irati pelos telefones: (42) 3422-9930 ou no (42) 99133-2698 (plantão).

A conselheira tutelar de Irati Sonia Mara Rocha frisa a importância das denúncias. “Para o Conselho chegar até os casos de violência e agir para que isso termine é por meio da participação da sociedade, pois para saber desses fatos é preciso que as pessoas denunciem. As pessoas não precisam ter medo de denunciar, pois as denúncias são anônimas”.

O Conselho Tutelar de Teixeira Soares relata a mesma dificuldade em relação ao fato de as aulas serem à distância, pois as crianças têm mais dificuldade em denunciar. “Temos intensificado a divulgação quanto a necessidade da denúncia através de nossas visitas e redes sociais, salientamos sempre que nosso intuito maior é protege-las e ajudá-las”, disse a conselheira tutelar de Teixeira Soares Marlise Schreiner.

Em Teixeira Soares, as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontecem de forma presencial através de teatro e contação de história na Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), que presta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Já em parceria com a Secretaria Municipal de Educação serão entregues atividades impressas e vídeos produzidos pelo CREAS e Conselho tutelar. E o CRAS  auxilia na divulgação dos trabalhos.

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes, em Teixeira Soares podem ser feitas pelos telefones (42) 3460-1733 e (42) 99129-7230 – plantão 24 horas. Todas as denúncias são sigilosas.  

Materiais lúdicos