Defesa Civil envia ajuda humanitária para Santa Maria do Oeste e Dois Vizinhos

Por Redação Hoje Centro Sul 3 min de leitura

Cidades sofreram prejuízos com a chuva e os fortes ventos que ocorreram no fim de semana e na segunda-feira (22). São enviados telhas, colchões, kits dormitório, kits de higiene e kits de limpeza para atendimento.

A Defesa Civil do Paraná está enviando ajuda humanitária para Santa Maria do Oeste e Dois Vizinhos, dois dos 31 municípios atingidos pelas fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos que afetaram diversas regiões do Estado no fim de semana e na segunda-feira (22). As duas cidades registraram muitos prejuízos durante as tempestades. Os principais estragos foram destelhamentos de casas e prédios públicos, quedas de árvores e postes.

Em Santa Maria do Oeste, segundo os levantamentos iniciais, os vendavais danificaram cerca de mil residências e prédios públicos durante a madrugada de domingo para segunda, incluindo o hospital municipal, que passou a atender apenas casos emergenciais. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital de Pitanga, cidade vizinha. Além disso, uma escola foi transformada em abrigo temporário para acolher famílias desalojadas. Até o momento, a Defesa Civil enviou 2.600 telhas.

O município de Dois Vizinhos é o que registra a maior quantidade de afetados até agora, com mais de 5 mil pessoas impactadas. Estão sendo enviados 250 colchões, 2.560 kits dormitório, 250 kits de higiene e 250 kits de limpeza para atendimento. Nos próximos dias, também serão encaminhadas 250 cestas básicas e 7.500 telhas.

As equipes do Núcleos de Atuação Regional (NAR) estão acompanhando a situação nos municípios desde o domingo, apoiando as estruturas locais na organização para o atendimento e orientando sobre a documentação necessária. Elas mantêm contato direto com os municípios para fornecer orientação e o auxílio necessário, além de avaliar eventuais necessidades suplementares de ajuda humanitária.

“Desde os primeiros momentos nossas equipes estão em contato com os municípios atingidos para dar todo o suporte. É isso que permite que façamos o envio em tempo recorde da ajuda humanitária para ajudar a população afetada”, ressalta o coronel Fernando Raimundo Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.

PREVISÃO DO TEMPO – Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), após a passagem da frente fria, uma massa de ar seco e gelado avançou sobre o Paraná, trazendo queda acentuada nas temperaturas. O tempo deve seguir estável ao longo do dia desta terça-feira, com céu claro, pouca nebulosidade e temperaturas amenas no período da tarde. Acompanhar as atualizações e consulte a previsão detalhada para a sua localidade AQUI.

RECOMENDAÇÕES – Sempre que forem identificadas situações de risco, a população deve buscar locais seguros para se abrigar, evitando a exposição. Dicas de como agir podem ser encontradas no site da Defesa Civil Estadual.

A população pode se cadastrar para receber alertas de desastres por SMS, enviando o CEP para o número 40199.

Em situações de emergência, os contatos disponíveis são: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153).

Agência Estadual

Tags: