11/09/2024
Os 7.654 eleitores aptos a participar do pleito deste ano em Teixeira Soares terão duas opções de voto ao Executivo. O ex-prefeito Ivanor Muller (do partido Progressistas- PP), que já comandou o munícipio em duas gestões e Adriano José Pitter Heinen (Pitter) (do PSD), que foi secretário da Família e Desenvolvimento Social durante a atual gestão do prefeito Lula Thomaz.
Para proporcionar que a população conheça as propostas dos dois candidatos, a Rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul realizam um debate com os dois postulantes ao cargo de prefeito nesta quarta-feira, às 20 h. O evento será realizado na sede da Najuá, na rua Benjamin Constant, em Irati. O debate será transmitido na Super Najuá 92,5, que pode ser ouvida pelo site ou rádio, além dos canais do Youtube e Facebook da Najuá e do jornal Hoje Centro Sul, que também publicará um resumo dos principais pontos discutidos na edição de sexta-feira.
“As equipes do jornal Hoje Centro Sul e da rádio Najuá estão empenhadas para realizar os últimos preparativos para promover o debate. Esperamos que os dois candidatos compareçam e exponham suas propostas para governar Teixeira Soares, pois o debate é um momento importante para que o candidato se aproxime do eleitor. Através da rádio, do jornal e das redes sociais destes veículos de comunicação, o candidato tem um espaço amplo para apresentar, com clareza, o seu plano de governo”, comenta Letícia Torres, diretora de jornalismo do Hoje Centro Sul.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Regras do debate: Conforme as regras definidas em reunião online realizada com os representantes dos candidatos a prefeito no dia 19 de agosto, o debate começará com um espaço para os postulantes ao Executivo se apresentarem e falarem porque são merecedores de ocupar o cargo. O tempo destinado será de até um minuto. Em seguida, o primeiro bloco terá uma rodada de perguntas entre os candidatos. Cada participante realizará uma pergunta e responderá uma vez. O tema é livre. A pergunta será feita em até 30 segundos e 2 minutos e 30 segundos serão reservados para resposta. O adversário terá 45 segundos para réplica e 45 segundos serão destinados para tréplica. No caso de o adversário se abster da réplica, não haverá tréplica.
No segundo bloco, cada candidato responde uma pergunta elaborada pela organização do debate com temas de interesse da comunidade, como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, entre outros. O tempo de resposta será de 2 minutos e 30 segundos. Em seguida, o adversário faz a réplica em até 45 segundos. O candidato que responde pode pedir tréplica em também até 45 segundos. Cada candidato responde apenas uma vez e será escolhido também apenas uma vez para a réplica.
No terceiro bloco, os candidatos novamente terão a oportunidade de questionar seu adversário uma vez com o mesmo tempo para formular a pergunta (30 segundos) e responder em até 2 minutos e 30 segundos. A réplica e a tréplica prosseguem com os tempos de 45 segundos. Neste quarto e último bloco o debate continuará da mesma forma que o bloco anterior, com a diferença que a pergunta deverá ser feita sobre um tema sorteado. No final, cada candidato ainda terá até um minuto para finalizar a sua participação.
Caso apenas um candidato compareça, o debate será transformado em uma entrevista com tempo equivalente para que a pessoa presente responda os questionamentos elaborados pela equipe de organização com bases em temas gerais de interesse da população de Teixeira Soares.
Trajetória política dos candidatos: Ivanor foi prefeito de Teixeira Soares entre 2009 e 2016 e vereador em três legislaturas. Em sua última participação em uma eleição municipal ficou em segundo lugar na disputa de 2020. Na ocasião, Ivanor, que já havia concorrido pelo PP, obteve 3.015 votos e ficou somente 150 votos atrás de Lula Thomaz (PSD), que foi eleito com 3.165 votos. Jackson Ramos (PSOL) ficou na terceira colocação com 77 votos. O vice de Ivanor nesta eleição é Ademilson Pires (PSB), repetindo a mesma dobrada de 2020. Eles fazem parte da coligação “Unidos Pelo Povo” formada pelos partidos PP, PSB, Solidariedade e Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).
Pitter participa de sua primeira eleição ao Executivo. Natural de Toledo (PR), ele disputou uma vaga no legislativo em 2012 e ficou como suplente. Durante a gestão do atual prefeito Lula Thomaz, que apoia sua candidatura, comandou a pasta da Família e Desenvolvimento Social. Na sua vida pública, também já exerceu o cargo de secretário de Cultura e da Saúde. A candidata a vice de Pitter é a enfermeira Cecília de Fátima Antunes Weber (MDB). Pitter e Cecília integram a coligação “Teixeira Soares Seguindo em Frente”, que conta com os partidos PSD, MDB, Podemos e União Brasil.
Texto: Najuá e Hoje Centro Sul
Fotos: Najuá