De Irati para o comando do Verão Maior em Caiobá

Professor iratiense de Educação Física coordenará equipe de acadêmicos no litoral, levando sua experiência no esporte e recreação para o projeto do Governo do Estado
Nas areias de Caiobá (Matinhos) — um dos pontos mais movimentados do litoral paranaense – um iratiense estará à frente das atividades esportivas e de lazer do projeto Verão Maior Paraná, que acontecerá de 26 de dezembro a 02 de fevereiro em todo o litoral paranaense e nas praias de água doce no Noroeste. O profissional de Educação Física Ewerton Hraber, conhecido como Toko, é graduado pela Unicentro e coordenará o posto fixo de atividades de Caiobá do Verão Maior, onde irá liderar uma equipe de 10 acadêmicos de todo o estado.
Sua história de trabalho no litoral começou em 2008, quando atuou pela primeira vez como monitor, ainda durante a graduação. No ano passado, atuou na coordenação da equipe de promoções com o trio elétrico do projeto e, nesta edição, após passar por um processo seletivo da Paraná Esporte, assume a responsabilidade de um posto estratégico.
“É uma satisfação enorme retornar ao litoral em uma função de liderança. Comecei como acadêmico e, hoje, tenho a missão de transmitir essa experiência para os novos estudantes, garantindo que os moradores e veranistas recebam o melhor atendimento possível”, afirma o coordenador.
Dedicação ao esporte paranaense
O rosto e a voz de Toko já são familiares para quem acompanha o calendário esportivo do estado. Há 18 anos, ele atua na organização dos jogos oficiais do Governo do Estado, percorrendo o Paraná de ponta a ponta. Seu trabalho abrange desde a coordenação técnica e administrativa até o cerimonial de grandes competições.
No currículo, acumula a participação na organização dos Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos de Integração do Idoso (JIIDO) e o Paraná Combate. Ele também integra a equipe dos Jogos de Aventura e Natureza.
Versatilidade e bagagem multidisciplinar
Além da atuação no esporte de rendimento e escolar, Ewerton construiu uma carreira sólida na área de recreação. Ele já coordenou equipes de lazer em hotéis, onde a gestão de pessoas e o entretenimento caminham juntos. Essa vivência é complementada por sua função de apresentador de eventos — especialmente corridas de rua — e por habilidades no ilusionismo, ampliando suas capacidades profissionais.
No posto de Caiobá, toda essa bagagem servirá para gerenciar as atividades técnicas do grupo, mas também, a gestão pessoal, uma vez que a distância e o período extenso de realização do projeto impactam nas condições emocionais.
“Nosso trabalho no Verão Maior é uma vitrine paranaense em que o principal diferencial dos outros projetos no país é a qualidade dos nossos recursos humanos. A equipe passa por um criterioso processo de seleção, além de uma semana intensa de capacitação com os melhores profissionais do estado. Estamos preparados para fazer deste o Maior Verão de todos os tempos”, garante Ewerton.
Verão Maior 2025/2026: esporte e lazer em todo o litoral
O projeto Verão Maior Paraná é a principal iniciativa integrada do Governo do Estado para a temporada de férias, unindo secretarias como Esporte, Turismo, Cultura, Saúde e Segurança Pública. O objetivo é oferecer aos moradores e turistas uma infraestrutura completa de lazer, garantindo que o litoral paranaense seja o destino principal de milhares de famílias.
Para a temporada 2025/2026, o projeto chega com sua maior estrutura histórica. Estão espalhados postos fixos de atividades em praias, como Caiobá (sob coordenação de Hraber), Guaratuba, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, além de unidades nas praias de água doce no Noroeste do estado.
O que o público encontrará nesta temporada:
Atividades Diárias: Aulas de ginástica, dança, alongamento e recreação orientada para todas as idades, começando logo nas primeiras horas da manhã.
Torneios Esportivos: Arenas montadas para competições de vôlei de praia, futevôlei, beach tennis e futebol de areia, com inscrições abertas para os veranistas.
Grandes Shows e Cultura: Uma agenda de apresentações musicais de nível nacional e palcos culturais com artistas locais, além de cinema ao ar livre e oficinas.
Inclusão e Saúde: O projeto mantém o foco na acessibilidade, com cadeiras anfíbias para banho de mar assistido por pessoas com deficiência, além de postos de orientações de saúde e pulseiras de identificação para crianças.
Da Redação/Hoje Centro Sul

