facebook
10/08/2021

Cursos de Direito e Administração da Faculdade São Vicente poderão iniciar em 2022

A instituição de ensino e os cursos já receberam parecer favorável do MEC e o Conselho Nacional de Educação deverá referendar esta aprovação nos próximos meses, para que o primeiro vestibular seja oferecido, com 50 vagas para cada curso

Cursos de Direito e Administração da Faculdade São Vicente poderão iniciar em 2022

A estrutura da Faculdade São Vicente para a oferta de dois cursos superiores presenciais foi avaliada por peritos do Ministério da Educação (MEC), na última semana de julho. Após a vistoria, eles aprovaram a instituição, que poderá oferecer os cursos de graduação em Direito e em Administração, em 2022. “Nós já temos os pareceres favoráveis de credenciamento da instituição e de autorização de dois cursos, que são Direito e Administração”, comenta o representante da Mantenedora da Faculdade, Rogério Turczyn.

Outra representante da Mantenedora, Danielle Stroparo, conta que a equipe do MEC deu nota máxima para a Faculdade São Vicente. “A escala de conceituação varia de 1 a 5 e nós conseguimos nota 5. A Faculdade cumpre integralmente os requisitos que são solicitados pelo MEC para as melhores instituições do Brasil, estamos no mesmo patamar das maiores do país sob o ponto de vista da qualidade estrutural e pedagógica”, diz Danielle.

O próximo passo será a votação dos pareceres favoráveis emitidos pelo MEC pelos membros do Conselho Nacional de Educação, o que deve ocorrer no mês de setembro, na reunião mensal da entidade.  “Depois sai a autorização de funcionamento, daí nós podemos partir para o vestibular”, relata Rogério.

O processo vestibular já se encontra em processo de organização. Possivelmente, em dezembro devem ser aplicadas as provas para o ingresso dos primeiros acadêmicos. Serão ofertadas 50 vagas para Direito e 50 vagas de Administração, no vestibular de fevereiro de 2022. E a mesma quantidade de vagas está prevista para o vestibular de inverno de 2022.

“A faculdade São Vicente é a primeira instituição de ensino superior presencial do setor privado no município de Irati. Tem outras instituições instaladas em Irati e região que ofertam cursos, mas não são presenciais, são cursos EAD. Tecnicamente a primeira instituição presencial do setor privado é a nossa, que vai se instalar no ano que vem”, explica Rogério.

Diretrizes

Os primeiros cursos da instituição pertencem à área dos negócios e terão ênfase em tecnologia e inovação, inclusive com possibilidade de incubação de projetos dos estudantes que apresentarem ideias de negócios e ou produtos inovadores.

Outros valores defendidos pela faculdade são a conservação ambiental e a preservação do patrimônio histórico. Tanto que, no plano diretor do campus consta um projeto ambiental, que prevê, dentre outras coisas, a preservação ambiental do bosque que circunda a área onde está instalada a Faculdade. Quanto ao patrimônio histórico, o prédio do antigo Colégio São Vicente está sendo restaurado e um memorial trará a luz a história da Congregação Vicentina, que atuou por quase 100 anos no município.

Desenvolvimento

Os responsáveis pela Faculdade São Vicente investiram no projeto, que já está sendo trabalhado há vários anos, por defenderem que a educação é fundamental para o desenvolvimento regional. “Acreditamos piamente que o desenvolvimento da nossa cidade, da nossa região, passa pelo processo de qualificação das pessoas, seja do ponto de vista profissional através dos cursos, seja do ponto de vista da formação humana. Porque na medida em que as pessoas obtêm formação, obtêm conhecimento, têm muito mais chances de crescer, de gerar emprego, gerar renda, gerar qualidade de vida, e tudo isso se reflete em desenvolvimento”, comenta Danielle.

Após a implementação dos cursos de Direito e Administração, com a realização do vestibular 2022 e o início das aulas, a instituição pleiteará, junto ao MEC, a possibilidade de ofertar outros cursos superiores presenciais para atender a demanda por formação que existe na região. Segundo o assessor pedagógico da Faculdade São Vicente, professor Edelcio Stroparo, os futuros cursos para os quais a instituição buscará autorização do MEC complementam a área de negócios e abrem a oferta de cursos na área da saúde.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS