facebook
26/06/2020

CRAS Canisianas terá dependências próprias

CRAS Canisianas terá dependências próprias

Em breve, o CRAS Canisianas terá um novo espaço de atendimento, instalado em dependências próprias. Tiveram início nesta semana serviços de readequação do então Centro de Convivência da Vila Nova, para passar a abrigar Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) daquela região da cidade, que atualmente está em funcionamento num espaço alugado.

A obra prevê a reestruturação de ambientes e da sala de atividades em grupo, adequação de salas para atendimento técnico individual, e adaptação na acessibilidade dos sanitários. Na varanda do prédio, está ocorrendo o fechamento das laterais e das janelas, para criação de novas salas.

Além disso, haverá revisão e ampliação nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, reparos, troca de piso, e revisão e substituição de telhado. O custo da obra é de R$ 130 mil, sendo executada pela empresa GOP Engenharia Ltda – EPP e com prazo de 90 dias para conclusão.

Mudanças

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich explica que tão logo iniciou seu trabalho, uma das primeiras ações foi reivindicar a doação do imóvel, que pertencia ao Governo Federal, para o Município. Pois apenas assim recursos específicos da área poderiam ser investidos em melhorias na estrutura do local. “Com o repasse do imóvel da União para Irati oficializado, em setembro de 2018, a partir de então foram feitos estudos para se transferir o CRAS Canisianas para o Centro de Convivência da Vila Nova, mesmo porque é um bairro com muito mais vulnerabilidades”, expõe a secretária. O Centro de Convivência Vila Nova está instalado em terreno com área de 3.000 metros quadrados.

“Também estamos avaliando uma mudança de nomes dos CRAS em Irati, já que fazem alusão a apenas um bairro da cidade, quando na verdade a abrangência é muito maior. Por exemplo, o atual CRAS Canisianas, além do bairro que lhe dá o nome, atende o público dos bairros Fragatas, Choma, entre outros e, inclusive, a Vila Nova”.

A readequação do espaço para o CRAS atende também as estratégias definidas no Plano Municipal de Assistência Social, cumprindo metas prioritárias para a estruturação e fortalecimento das ações da proteção social básica.

“Apesar do momento de pandemia ser nosso foco de atuação no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, não podemos deixar de pensar em qualificar e estruturar os serviços de assistência social, que irão trazer conforto e acolhimento às famílias que demandam deles”, complementa Sybil.

Endereços e telefones dos CRAS

CRAS Vila São João: Rua Carlito Ernesto Barby, s/n - Joaquim Zarpellon – Telefone: 3907 3041

E-mail: crasvilasaojoao@gmail.com

CRAS Lagoa: Rua Rio Tocanstins, nº 50, Lagoa – Telefone: 3907 3137

E-mail: craslagoa_irati@hotmail.com

CRAS Rio Bonito: Rua Expedicionário Jose de Lima, s/n - Rio Bonito – Telefone: 3907 3034

E-mail: crasriobonitoirati@gmail.com

CRAS Canisianas: Rua Antônio Lopes, nº 192 - Canisianas – Telefone: 9 9101 7158

E-mail: crascanisianas@hotmail.com

Texto/Foto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS