COVID-19: “Estamos a um passo do colapso na Santa Casa de Irati”, afirma Ladislao Obrzut
A Santa Casa de Irati está com 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 100% nos leitos clínicos há mais de duas semanas, de acordo com o provedor da entidade, o médico Ladislao Obrzut Neto. “Nós estamos, hoje, a um passo do colapso, se tivermos mais situações graves como estão previstas, não teremos como atender a emergência e o hospital terá de ser fechado”, afirmou Ladislao, na manhã de quinta-feira (04) à equipe do Hoje Centro Sul.
Segundo o provedor, um paciente encontra-se entubado na porta de entrada do hospital, aguardando vaga na UTI. A situação se agravou mais na noite de quarta-feira (03), quando havia dois pacientes entubados na entrada. Ladislao explica que se as duas pessoas continuassem entubadas naquele local, o hospital teria de ser fechado. “Infelizmente, um dos pacientes acabou falecendo na entrada do hospital. Estamos reformulando algumas coisas dentro do atendimento da Covid-19, para que quando tivermos esta situação possamos dar o conforto aos pacientes”, relata o médico.
Existe a possibilidade de ampliação dos leitos de UTI e dos leitos de suporte respiratório. O provedor explica que o número de leitos clínicos já foi ampliado para 11 leitos de enfermaria para a Covid-19, no início da pandemia eram quatro. Ele enfatiza para a população que estes leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria, pertencem ao Estado, ou seja, não estão à disposição somente de Irati, mas de todo Paraná.
Ladilao reforça o apelo para que as pessoas tomem consciência da realidade em que o país se encontra. “Estamos trabalhando muito mais, todos angustiados e preocupados, vendo que está aumentando o número de casos graves. E a população parece que não está entendendo que estamos em uma situação muito séria, tanto é que o número de mortos ontem no Brasil foi recorde, por isso estamos preocupados. Mas tentando dar o atendimento que podemos na Santa Casa, lembrando que os leitos são para os nove municípios mais o estado, não são exclusivos de Irati”, enfatiza o provedor.
Ele solicita que todos façam o isolamento social, distanciamento, efetivem o lockdown proposto pelo Governo do Estado, para diminuir a circulação viral e consequentemente diminuir a ocupação dos hospitais.
Irati segue com a mesma tendência do estado, com pacientes mais jovens contaminados pelo novo coronavírus precisando de atendimento. Segundo ele, a maior procura por internamentos são de pessoas com menos de 60 anos de idade. “O pessoal não se isolou no Carnaval, fez festas e se aglomerou quem mais fez isso foram pessoas entre 18 e 50 anos, aí, pega a doença e transmite para os idosos”, aponta Ladislao.
Paraná e Brasil
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), divulgados na quinta-feira (04), o Paraná registrou 661.791 casos de coronavírus e 11.993 óbitos em decorrência da doença.
Em relação à vacina, também, até quinta-feira, 4, o estado já havia aplicado 448.148 doses, sendo 331.934 da primeira dose e 116.214 da segunda dose.
A quantidade de mortes pela Covid-19 no Brasil nas últimas 24 horas chegou a 1.840 na quarta-feira (03), novo recorde da pandemia no País, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número põe o Brasil perto de assumir a liderança nos registros di&a

