Corpo de Bombeiros reforça efetivo no Litoral e alerta para cuidados contra afogamentos

Guarda-vidas, embarcações, aeronaves e viaturas estão a postos para agir quando houver risco. A operação contará com aproximadamente 630 militares e 270 guarda-vidas civis, reforçando a presença da corporação nas praias e balneários durante toda a temporada.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta sobre os riscos de afogamentos nas praias, rios, represas e piscinas no Estado. Com a chegada das férias escolares e o início da temporada de verão, é preciso que os cuidados sejam redobrados para evitar ocorrências, com a atenção dos banhistas a recomendações básicas. Neste final de semana, sete pessoas perderam a vida em afogamentos.
De acordo com o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, a corporação atua durante o ano todo para prevenir e atender ocorrências de afogamento em todo o Estado. “Nossos guarda-vidas, embarcações, aeronaves e viaturas estão a postos para agir quando que houver risco. É importante ter atitudes seguras: escolha locais de banho protegidos por guarda-vidas, permaneça entre as bandeiras de sinalização e siga as orientações da equipe. Em caso de emergência, ligue 193. Com responsabilidade de todos, juntos salvamos vidas”, afirma.
De acordo com a capitã Luisiana Cavalca, porta-voz do CBMPR, é fundamental que os banhistas procurem postos de guarda-vidas quando forem entrar na água. “Caso não haja postos, como nos rios, nunca deixe a água passar do umbigo. Acima desta altura, a pessoa pode perder a estabilidade e ser levada por uma correnteza ou cair em um buraco”, explica, salientando que as situações podem fazer com que os banhistas não consigam retornar à superfície.
Outra recomendação é nunca entrar na água para ajudar uma pessoa que está se afogando. “Você pode também se tornar uma vítima. O correto é jogar uma corda ou um material que boie, como uma prancha, um pedaço de isopor ou de madeira”, alerta. Não consumir bebida alcoólica antes de entrar na água é outro ponto que aumenta a segurança. “A pessoa tem as condições motoras alteradas e acaba se colocando em situações que não se colocaria sóbria”, afirma a capitã.
Crianças só devem entrar na água, em qualquer ambiente, com a supervisão de um adulto responsável que as mantenha à distância de, no máximo, um braço. Durante o Verão Maior Paraná serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças na praia. Além disso, o CBMPR recomenda que elas usem camisetas com cores chamativas. “Fluorescentes como o rosa, verde ou amarelo para serem avistadas caso afundem na água”, orienta a capitã Luisiana.
TREINAMENTO – Como preparativo para a temporada 2025/2026 e o Verão Maior Paraná, que acontecerá de 19 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, o CBMPR realizou uma série de treinamentos com foco principal nas ações de prevenção e salvamento no Litoral do Estado. A operação contará com aproximadamente 630 militares e 270 guarda-vidas civis, reforçando a presença da corporação nas praias e balneários durante toda a temporada.
A estrutura operacional também foi ampliada com novos equipamentos e embarcações: aquisição de 10 bicicletas elétricas, 2 lanchas de dois motores, 10 motos aquáticas (jet ski) e 15 barcos infláveis de alagamento, fardamentos, materiais de salvamento e equipamentos de segurança. Além do reforço de pessoal e equipamentos, o CBMPR mantém campanhas educativas e de conscientização nas redes sociais e em eventos promovidos pela Secretaria da Segurança Pública.
HELICÓPTERO – Desde o dia 20 de novembro o helicóptero Arcanjo 01, do CBMPR, está de prontidão nos fins de semana no Litoral do Estado para auxiliar nos resgates de vítimas de afogamentos no mar. A aeronave atua das 7h30 até o pôr do sol. Equipes de pilotos e operadores aerotáticos do CBMPR e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) receberam treinamento em técnicas de resgate de vítimas de afogamento, com simulações de içamento sobre o mar e procedimentos de atendimento emergencial.
“O Arcanjo 01 realiza a prevenção ao afogamento de banhistas, orientando os casos de risco e atuando em resgates de banhistas em situação de perigo”, afirma o comandante da Unidade Aérea do CBMPR, major Alexandre Creplive Zem. Com a aeronave, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná têm uma visão privilegiada e conseguem fazer resgates mais rápidos, aumentando as chances de sucesso. A equipe de voo conta ainda com médicos e enfermeiros da Secretaria da Saúde (Sesa).
O helicóptero estará de plantão durante todos os dias do Verão Maior Paraná e, inclusive, em alguns períodos da noite, pronto para atender qualquer emergência. A previsão é que a partir do dia 17 de dezembro a aeronave fique no Litoral em tempo integral, podendo ser deslocada para outros pontos do Estado em casos emergenciais.
ALERTA – O CBMPR alerta que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar ocorrências na água:
• Nade sempre em locais supervisionados por guarda-vidas e respeite as bandeiras de sinalização.
• Evite entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas.
• Não superestime sua capacidade de nado — correntezas, correntes de retorno e ondas fortes podem surpreender até nadadores experientes.
• Mantenha atenção especial com crianças, elas exigem vigilância constante.
• Ao perceber alguém em dificuldade, não entre na água — acione imediatamente um guarda-vidas ou ligue para o 193.
Agência Estadual

