facebook
18/10/2021

Corpo de Bombeiros de Irati orienta sobre segurança em eventos

Corpo de Bombeiros de Irati orienta sobre segurança em eventos

Todo tipo de evento requer medidas básicas de segurança, que variam conforme a quantidade de pessoas e as características dos espaços. O Corpo de Bombeiros de Irati orienta os organizadores para que estejam com as licenças em dia, e se coloca à disposição para fiscalizar os espaços com antecedência, o que garante condições seguras ao evento e evita multas.

“Para que o empreendedor tenha sucesso no seu evento estamos à disposição para orientá-lo da maneira correta a fazer a apresentação da documentação necessária, desde as declarações em eventos menores ou maiores”, afirma a comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, capitã Carla Adriana Spak Sobol.

A capitã explica que existem os eventos temporários, realizados em diferentes locais,  e os espaços que já possuem licenciamento anual específico para eventos, como os clubes sociais e danceterias.

Quando se trata de eventos temporários o organizador precisa saber se o local tem aprovação dentro da Legislação Municipal, chamada de consulta prévia, que pode ser realizada pela Prefeitura Municipal. Caso contrário, o evento pode ser inviabilizado devido à interdição parcial ou total, além de o organizador estar sujeito a multa. Exemplo disso é quando não é mantido o distanciamento legal de locais como hospitais e postos de combustível. “Então, nossa intenção é trabalhar juntamente com os organizadores para que eles possam realizar os eventos de maneira correta, dentro da legislação pertinente e que o público possa aproveitar e curtir as festas”, pontuou Spak.

Existem classificações para eventos temporários que variam de acordo com o número de pessoas. Por exemplo, para eventos com até 1.000 pessoas costuma demorar em torno de dois dias úteis para que o Corpo de Bombeiros analise e libere a documentação. Já os eventos com público acima de 40 mil pessoas são classificados como de “risco especial” e requerem cerca de 10 dias úteis para que o organizador obtenha toda a documentação.

A classificação de risco de eventos temporários, prazos e documentação está disponível no site: www.bombeiros.pr.gov.br.

Consulte o Corpo de Bombeiros Irati

As pessoas que realizam eventos e não sabem se o seu estabelecimento está em dia quanto às medidas de segurança podem procurar a sede do Corpo de Bombeiros de Irati. O atendimento ao público é das 13h às 18h, na Rua Coronel Emílio Gomes. Também é possível entrar em contato pelos telefones (42) 3422-7929 ou (42) 3907-3333 para que a equipe repasse as orientações para cada tipo de situação.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Cibele Bilovus/Hoje Centro Sul

COMENTÁRIOS