Coronel Taborda: Uma história de vida que se entrelaça com a da PMPR
Após 35 anos de serviço, o coronel Renato dos Santos Taborda se despediu dos trabalhos como chefe do 4º Comando Regional de Polícia Militar na última segunda-feira (17) e passou a fazer parte da reserva da PMPR. Ele conta as mudanças que ocorreram na corporação nas últimas décadas e cita alguns dos momentos marcantes que vivenciou, dentre eles, a instalação da 8ª Companhia Independente em Irati
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Ele nasceu no Hospital da Polícia Militar em Curitiba, mas veio para Inácio Martins com apenas 10 meses de idade, por isso, considera-se martinense. Muito conhecido na região pela dinâmica e competente liderança que exerceu na 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati (8ªCIPM), o coronel Renato dos Santos Taborda esteve à frente do 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM) até a última segunda-feira (17), quando se despediu dos trabalhos na corporação e passou a fazer parte da reserva remunerada da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
“Servir ao 4º CRPM foi uma honra. Tenho certeza de que a unidade seguirá cumprindo sua missão com profissionalismo e dedicação sob o comando do tenente-coronel Cordeiro”, afirmou Taborda, durante a solenidade de transmissão do cargo, que ocorreu na sede da unidade em Ponta Grossa, e contou com a participação do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. Também estiveram presentes no evento o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Paulo Roberto Lima; o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Darany; além de diversas autoridades militares, civis e membros da comunidade.
Ao longo dos 35 anos de dedicação à PMPR, o coronel Taborda acompanhou de perto as transformações que ocorreram e cita que houve muitas melhorias. “A PMPR, nessas décadas, evoluiu em todos aspectos, culturais, logísticos e principalmente na formação, capacitação, especialização e atualização profissional. Acompanha a evolução da sociedade sem perder seus valores estruturais que a trouxe até agora, 170 anos de existência”, afirma.
Em sua carreira na corporação, a evolução constante também foi uma das características evidentes desde que deixou Inácio Martins para realizar o sonho de ser policial. Para isso, ele se dedicou aos estudos e mudou para a capital do Estado. “Fui para Curitiba onde prestei concurso em passei na UFPR [Universidade Federal do Paraná] para Oficial da PMPR. A ajuda da família foi fundamental e minha dedicação e o sonho de ser policial militar”, conta o coronel Taborda.
Com o passar do tempo, vários postos foram conquistados por ele na PMPR e as condições da segurança pública regional também progrediram significativamente com o seu auxílio. Sobretudo após a instalação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati (8ªCIPM), que ampliou o efetivo de polícias, melhorou os equipamentos e o atendimento à população.