Cooperati deve organizar produtores de grãos e de outros segmentos agropecuários de Irati

Por Redação 2 min de leitura

Na quarta-feira,  dia 22 de novembro foi realizada a assembleia de fundação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati, a Cooperati. Antes mesmo de ser fundada, a cooperativa já contava com mais de 100 interessados em integrá-la.

O trabalho para que o município tenha uma cooperativa vem sendo desenvolvido desde maio deste ano pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. Para efetividade da iniciativa, as 86 comunidades rurais de Irati foram divididas em oito regiões, onde ocorreram reuniões para mobilização de possíveis cooperados.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o resultado das reuniões foi a mobilização de aproximadamente 100 produtores, que elegeram um conselho com 20 participantes durante a assembleia de fundação. Depois, este irá escolher a diretoria da cooperativa.

O secretário explica que a Cooperati deve organizar produtores de grãos, olericultores, fruticultores, apicultores, ervateiros, agropecuaristas de corte e de leite. “Em Irati temos uma média de 8 mil produtores. A ideia é que aos poucos comecem a integrar a cooperativa”.

Com a implantação da Cooperati a expectativa é de que os produtores rurais façam compras em conjunto, como de insumos e maquinários, reduzindo os valores nas negociações, além de aumentarem o poder de comercialização dos seus produtos. “Quando se vende em maior quantidade se ganha mais mercados, se vai mais longe”, comenta Gnatkowski.

De acordo com o secretário, outra vantagem da cooperativa é a possibilidade de angariar recursos públicos para investimentos, além da possibilidade de transformação do que se produz aqui, gerando mais rendas. “Nossa expectativa é a melhor possível com o projeto e percebemos que nossos produtores já veem a necessidade de trabalharem unidos, através de uma cooperativa”, acrescenta.

Evento

A assembleia de fundação da cooperativa vai ocorreu na na Associação dos Servidores Municipais de Irati, localizada no bairro DER, e será aberta ao público. O evento teve a  participação do prefeito Jorge Derbli; palestra ministrada pela Ocepar, com o tema Cooperativismo na Prática; formatação e aprovação do Estatuto; eleição, composição da mesa com os eleitos e posse da diretoria eleita;  e definição do Plano de Ação.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Fotos: Assessoria PMI