facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1230 - Já nas bancas!
17/06/2020

Consultora de carreiras aborda rumos de uma nova forma de trabalho: O Home Office

Consultora de carreiras aborda rumos de uma nova forma de trabalho: O Home Office

Para proteger os funcionários da propagação do novo coronavírus, e ao mesmo tempo, manter o trabalho em dia, as empresas têm adotado o sistema de trabalho em home office. Foi para abordar o tema que a psicóloga, consultora de carreiras, palestrante e especialista em administração de recursos humanos, Daniela Leluddak, participou do programa ‘Assembleia Entrevista’, da TV Assembleia.

Ela lembrou que há cerca de um mês e meio, se tornou comum ouvir que empresas estão conseguindo “salvar seus negócios “ com o trabalho remoto de seus empregados. Enquanto empregados estão conseguindo manter seus empregos. “Eles demonstram que estão ativos e presentes no mercado”, enfatizou Daniela.

Em conversas com executivos, Daniela diz que tem ouvido relatos positivos sobre essa nova maneira de trabalho. “Como os funcionários trabalham de casa, estão mais relaxados e, consequentemente, mais produtivos”, disse.

Porém, a consultora destaca que algumas dicas são importantes para que o contrário não ocorra. Manter a mesma rotina que tinha no ambiente de trabalho é uma delas. “Um planejamento do dia é fundamental para o empregado não se distrair com problemas familiares e também reservar um espaço dentro de casa.

Entre os direitos dos funcionários, estão as pausas no dia a dia. Seja para um café ou até um período de descanso. Especialistas garantem que esse tempo pode evitar até mesmo as crises de ansiedade.

Já os deveres precisam ser bem observados, como a segurança da informação; estar disponível para o trabalho, o cuidado com os equipamentos (muitas vezes cedidos pelas empresas); e que esse material seja usado apenas para o trabalho.

Em família 

Organização nunca foi tão importante nesse período de home office. Estar em casa, ao lado dos filhos, ajuda, segundo Daniela, a ter uma sensação de bem-estar. “Nada impede que os pais ajudem os filhos a fazer lição de casa. Isso inclusive, pode ser muito benéfico para ambos. Mas é preciso explicar que há horários específicos para isso”, lembra.

Muitos executivos relatam como têm feito bem ao trabalho e à relação dentro de casa pelo simples fato de estarem passando mais tempo com os filhos. O que acaba se revertendo em um ganho na produtividade do funcionário. “Há um comprometimento maior dos funcionários”, ressalta a consultora.

Tanto que no chamado “pós-pandemia”, muitos empresários já avaliam uma mudança no sistema de trabalho, com parte dos funcionários trabalhando de casa. Isso também deve mudar a cara do mercado de trabalho.

Que tal investir em especialização? 

Daniela Leluddak afirma que investir em capacitação durante o trabalho remoto é importante, não apenas para quem está empregado, mas também para quem está fora do mercado. Cursos de especialização estão disponíveis no ambiente virtual em todas as áreas. Muitos de graça. “A tecnologia também pode servir para a busca de uma recolocação. Ativar a rede de contatos no celular é fundamental para se manter ativo. De repente esta é a oportunidade para mudar de área.”

Pelos números crescentes da pandemia do novo coronavírus, a projeção para os próximos meses, segundo Daniela, é a manutenção do trabalho home office. E é ela está otimista. Acredita que, como a população brasileira tem um grande poder de adaptação, vai saber usar isso a seu favor. “Tudo indica que vamos passar este ano ainda dentro de casa. Não é o fim de nada. Pode ser o começo para muita gente. Temos que pegar carona nesses novos tempos”, aconselha.

O programa “Assembleia Entrevista” pode ser assistido pelo canal no canal 16 da Claro/Net, em canal aberto no 20.2, ou pelo Youtube no link: https://youtu.be/fIHWZ6m_I4o 

Texto/Foto: ALEP