facebook
06/11/2020

Consulta pública já aprovou 176 colégios cívico-militares, 7 deles na região

Consulta pública já aprovou 176 colégios cívico-militares, 7 deles na região

O balanço parcial da consulta pública para adoção do modelo cívico-militar em escolas do Estado, apresentado pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná nesta terça-feira (03), aponta que, das 216 instituições escolhidas, 197 já encerraram o processo e 176 aprovaram a mudança. Outras 21 optaram pela manutenção do modelo tradicional. A consulta pública, aberta à comunidade escolar, segue ainda em 19 escolas.

O processo de consulta pública começou na terça-feira, dia 27, e foi prorrogado durante o final de semana, conforme a lei que regulamenta os colégios cívico-militares. Para que seja concluída a consulta, é necessário quórum de mais da metade dos votantes com ‘sim’ ou ‘não’ para a mudança. Os 19 colégios que ainda não atingiram o quórum têm até às 20 horas desta quarta-feira (04) para finalizar a votação.

Até o momento, 72.615 pessoas já votaram na consulta pública. A comunidade escolar de cada uma das 216 instituições é composta por pais e responsáveis dos alunos, professores, funcionários da escola e estudantes a partir de 18 anos. Nas escolas que aprovaram a migração do modelo tradicional para o cívico-militar, a implantação do novo modelo será em fevereiro de 2021, com o início do calendário escolar.

Colégios da região

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, a comunidade escolar aprovou todos os sete colégios cívico-militares na região.

São eles: Colégio Estadual Parigot de Souza, em Inácio Martins; Colégios Duque de Caxias e João de Mattos Pessoa, em Irati; Colégio Estadual Nicolau Copérnico, em Mallet; Colégio Estadual Barão de Capanema, em Prudentópolis; Colégio Estadual Professora Maria Ignácia, em Rebouças;  e Colégio Estadual Afonso de Camargo, em Rio Azul.

Texto/Foto: Agência Estadual

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS