Considerado a “safra” do comércio, Natal motiva empresários de diversos segmentos
Comerciantes de Irati relatam os preparativos que estão realizando para atender bem os clientes no período natalino, quando as vendas aumentam. Além dos presentes e itens de decoração natalina, móveis novos para casa e eletrônicos, como aparelhos ar condicionado, estão entre itens citados pelos lojistas como os mais procurados pelos consumidores
O clima natalino já começa a estar presente em algumas lojas de Irati, que dão início aos preparativos para a alta temporada de vendas. Empresários de vários segmentos relatam como a antecipação da montagem de seus estoques e a decoração são essencias para atender à crescente procura dos clientes.
“Nós empresários, e acho que todo o comércio em si, sempre fica com uma expectativa a mais para o Natal. É um período onde as pessoas se reúnem, querem deixar a casa mais bonita, mais confortável. Acaba que sempre nessa época do ano entra um dinheiro a mais e as pessoas sempre usam esse período para adquirir alguma coisa diferenciada para o fim de ano”, conta Joice Langner, fundadora de uma loja especializada em móveis e decorações.
Já no mês de outubro a loja de Joice está toda decorada para o Natal. “Esse é o período que a gente mais vende: outubro até meio de novembro. Depois desse período, só fica o pessoal que já está atrasado. Quem gosta de Natal mesmo, quem tem esse espírito natalino, já começa a montar desde já e já começa a ter a procura”, conta. Ela explica que a loja precisa se preparar antes porque “quando as pessoas começam a montar o Natal [em casa] em novembro, já compraram tudo o que precisavam; nesse período agora, começam a comprar os produtos”.
Outro aspecto interessante que ela comenta é que muitos clientes mantém a tradição de comprar pelo menos um item novo para a mobília da casa a cada Natal, acreditando que isso traz boas vibrações para o ano que vai começar. “Essa é uma época que as pessoas sempre estão em busca de trocar a mesa de jantar ou adquirir a tão sonhada mesa. Estofado, em segundo lugar, também é um item que a gente vende muito bem. As pessoas estão sempre buscando porque vão receber visita e eu vejo que é tudo em volta do Natal, querendo deixar a casa legal. As pessoas todo ano compram alguma coisinha nova, diz que isso traz sorte, traz boas vibrações”, comenta.
Comércio precisa estar preparado
O diretor de Assuntos do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) Oscar Muchau, reforça a importância da preparação do comércio para o Natal. “Eu também sou lojista há anos e percebo que, naturalmente, o empresariado deve se preocupar com o mínimo, que é o seu estoque. Ter um estoque regulador, que nessa época, a de mais consumo, ele deve se preparar bem antecipadamente, porque o pedido para as fábricas depende de ser com bastante antecipação. Seja o segmento que for, ele tem que ter as suas programações, olhar lá quanto vendeu ano passado para ter a média mais ou menos de compra. A orientação também com embalagens, que são importantes estarem nas lojas para que não faltem. Ter uma embalagem que chame atenção, que tenha já muitas vezes uma mensagem de Natal também ajuda”, detalha.
Além disso, a prepa

