21/10/2024
Comerciantes de Irati relatam os preparativos que estão realizando para atender bem os clientes no período natalino, quando as vendas aumentam. Além dos presentes e itens de decoração natalina, móveis novos para casa e eletrônicos, como aparelhos ar condicionado, estão entre itens citados pelos lojistas como os mais procurados pelos consumidores
O clima natalino já começa a estar presente em algumas lojas de Irati, que dão início aos preparativos para a alta temporada de vendas. Empresários de vários segmentos relatam como a antecipação da montagem de seus estoques e a decoração são essencias para atender à crescente procura dos clientes.
“Nós empresários, e acho que todo o comércio em si, sempre fica com uma expectativa a mais para o Natal. É um período onde as pessoas se reúnem, querem deixar a casa mais bonita, mais confortável. Acaba que sempre nessa época do ano entra um dinheiro a mais e as pessoas sempre usam esse período para adquirir alguma coisa diferenciada para o fim de ano”, conta Joice Langner, fundadora de uma loja especializada em móveis e decorações.
Já no mês de outubro a loja de Joice está toda decorada para o Natal. “Esse é o período que a gente mais vende: outubro até meio de novembro. Depois desse período, só fica o pessoal que já está atrasado. Quem gosta de Natal mesmo, quem tem esse espírito natalino, já começa a montar desde já e já começa a ter a procura”, conta. Ela explica que a loja precisa se preparar antes porque “quando as pessoas começam a montar o Natal [em casa] em novembro, já compraram tudo o que precisavam; nesse período agora, começam a comprar os produtos”.
Outro aspecto interessante que ela comenta é que muitos clientes mantém a tradição de comprar pelo menos um item novo para a mobília da casa a cada Natal, acreditando que isso traz boas vibrações para o ano que vai começar. “Essa é uma época que as pessoas sempre estão em busca de trocar a mesa de jantar ou adquirir a tão sonhada mesa. Estofado, em segundo lugar, também é um item que a gente vende muito bem. As pessoas estão sempre buscando porque vão receber visita e eu vejo que é tudo em volta do Natal, querendo deixar a casa legal. As pessoas todo ano compram alguma coisinha nova, diz que isso traz sorte, traz boas vibrações”, comenta.
Comércio precisa estar preparado
O diretor de Assuntos do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) Oscar Muchau, reforça a importância da preparação do comércio para o Natal. “Eu também sou lojista há anos e percebo que, naturalmente, o empresariado deve se preocupar com o mínimo, que é o seu estoque. Ter um estoque regulador, que nessa época, a de mais consumo, ele deve se preparar bem antecipadamente, porque o pedido para as fábricas depende de ser com bastante antecipação. Seja o segmento que for, ele tem que ter as suas programações, olhar lá quanto vendeu ano passado para ter a média mais ou menos de compra. A orientação também com embalagens, que são importantes estarem nas lojas para que não faltem. Ter uma embalagem que chame atenção, que tenha já muitas vezes uma mensagem de Natal também ajuda”, detalha.
Além disso, a preparação das equipes de vendas é um ponto crucial, já que o volume de clientes tende a aumentar significativamente durante o Natal. Segundo Oscar, toda a equipe da empresa precisa estar treinada, “o setor administrativo e de operações de caixa, de estoque, e principalmente a parte de vendas, que é o ‘calo’ de muitos empresários”. Ele acredita que é preciso, “buscar ter vendedores competentes, responsáveis, que sejam treinados no período que antecede o Natal”. O diretor de Assuntos do Comércio da Aciai também orienta os empresários a “ter um bom relacionamento com as fábricas, tem que buscar sempre as marcas boas e compatíveis com o segmento para fazer cada vez o cliente buscar a sua empresa como preferência”.
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Natal é a “safra” do comércio
De acordo com Oscar, segmentos fortes em Irati como calçados, artigos esportivos e confecções experimentam um aumento significativo na demanda, exigindo que os lojistas se preparem adequadamente para atender às expectativas dos consumidores. “O comércio varejista, de calçados, artigos esportivos, confecções, é um segmento que tem uma alta procura, principalmente nesta época que antecede o Natal. É importante o pessoal se preparar muito bem. Os outros segmentos, como prestação de serviço, incrementam-se nessa época também”, avalia.
Sandro Poli, proprietário de uma loja que comercializa presentes, brinquedos, decorações e acessórios para o lar, afirma que o período natalino é o mais próspero para o seu comércio. “Agora é a nossa ‘safra’. A expectativa está melhor do que o ano passado. A gente já começou a expor decoração de Natal e brinquedos, que vende bastante”, afirma.
Sandro explica que, devido à demanda elevada, precisa antecipar bastante a exposição dos produtos, já que, além de atender ao consumidor final, também fornece mercadorias para outras lojas. “Tem lojas que já estão decorando, então vendemos tanto para loja como para o consumidor final. Então a gente vende bastante produtos de Natal nessa época e depois, já vem os brinquedos, presentes, vende muita coisa de amigo secreto. Então a expectativa desse ano é bem boa”, conta.
Após meses com menor volume de vendas, o último trimestre do ano anima os lojistas . “Agora é a época de vender, porque mês de agosto e setembro são os meses mais calmos. Então agora para o comércio em geral, outubro, novembro e dezembro é o que aumenta o movimento. Outubro é por causa do Dia das Crianças, e eu trabalho com o Finados também, vendo muita flor, então é um mês bom para nós, para o meu ramo. Eu tenho uma gama bem grande de produtos”, conta.
Com quase 25 anos de atuação em Irati, Sandro espera que as vendas deste ano cresçam em relação ao ano passado. “Pela minha experiência, eu acredito que vai aumentar uns 20% nas vendas deste ano em comparação do ano passado. A gente vai investir um pouco mais com a expectativa de aumentar a venda”, afirma o empresário, que começa a preparar o estoque seis meses antes do Natal.
Lázaro Ramon Bock, gerente das lojas Afubra de Irati e Imbituva, relata que o aumento no fluxo de clientes já é perceptível. “Estamos vendo já nesse mês de outubro um movimento mais intenso, e sempre com a expectativa de aumento de movimento com a chegada do Natal e fim de ano. Natal sempre é uma data especial, que as pessoas se presenteiam, trocam suas mobílias em suas casas à espera da família”, comenta.
Com a chegada do final do ano e o aumento das temperaturas, Lázaro destaca que um dos itens mais procurados pelos clientes é o ar-condicionado, impulsionado pelo calor típico da época, o que já gera baixo estoque. “Temos visto desde agora uma grande procura por ar-condicionado, uma tendência em relação às altas temperaturas do último ano. Na contramão, uma grande falta deste equipamento no mercado, devido à seca histórica na Zona Franca de Manaus. Porém, nossas lojas possuem uma diversidade muito grande de produtos, onde os clientes têm uma oportunidade muito grande de escolha”, afirma.
Compras pela internet ou no comércio local?
O diretor de Assuntos do Comércio da Aciai fala sobre a importância de fortalecer o comércio local, destacando que o consumo dentro do município gera mais empregos, renda e desenvolvimento. “Fortalecendo o comércio local, nós geramos mais impostos, mais empregos, mais sinergia, mais construções, mais aberturas de novas empresas, e isso fortalece todo o nosso município”, explica Oscar Muchau.
Apesar disto, ele menciona a influência crescente das vendas online, que apesar de oferecerem conveniência, no ponto de vista dele, não substituem a experiência de compra nas lojas físicas. “Muitos lojistas locais já investiram em plataformas de vendas digitais, e com certeza estão tendo retorno, e isso é também satisfatório, porque nós temos que olhar os dois lados, de que forma a internet nos ajuda e de que forma elas se tornam uma ameaça. Penso que o empresário tenha que fazer o investimento em sua loja física, um investimento de forma que agrade a maioria dos clientes, que atraia bons clientes, que atraia a atenção, e haja de formas que esse cliente fique mais presente. A internet veio para ficar, mas as lojas físicas não devem desaparecer, elas terão a sua clientela que não prioriza as compras pela internet”, detalha.
O gerente da Afubra viu as compras pela internet se intensificarem durante a pandemia de Covid-19 e avalia que os lojistas precisaram se adaptar. “A mudança veio muito significativa na pandemia, onde se fortaleceu muito a compra pela internet. A Afubra hoje disponibiliza o e-commerce, onde a rapidez e facilidade na hora da compra se torna o diferencial. Desta forma buscamos no presencial, um atendimento humanizado, com equipe preparada para dar um atendimento diferenciado aos nossos clientes, e assim trazer o prazer em estar em nossas lojas”, explica Lázaro.
Por conta disso, a Aciai mantém um trabalho constante ao longo do ano para capacitar empresários associados e seus colaboradores, visando garantir o melhor desempenho possível no atendimento das lojas físicas durante o ano todo e em datas importantes como o Natal.
Natal além das compras e vendas
A empresária Joice Langner compartilha sua paixão pelo Natal e destaca a importância de criar um ambiente mágico e encantador durante essa época do ano. Ela menciona que sua equipe se dedica a desenvolver decorações personalizadas que não apenas transformam os espaços, mas também resgatam a essência do Natal. “O Natal ele traz essa magia, ele traz esse encanto. Nós somos apaixonados por Natal. O Douglas, que é o responsável, ele que cria todos os cenários natalinos, faz as decorações e personaliza, buscando sempre um diferencial para o Natal trazer essa magia”, diz.
Ela expressa seu desejo de que outras pessoas e lojistas voltem a decorar seus ambientes para o final do ano. “Gostaria muito que voltasse aqueles temas natalinos que eu vi quando era criança, eu saia andar nas ruas com minha mãe e com meu pai para ver as casas decoradas. Gosto muito dessa magia e gostaria que tivesse mais decoração, que as pessoas voltassem a decorar casa por fora”, sugere Joice.
Programações de Natal da Aciai
A Aciai vai promover a tradicional campanha de Natal com diversos prêmios, além de um concurso com premiação em dinheiro para as vitrines mais decoradas. “É uma preocupação todo ano de que aconteça uma campanha de Natal para estimular as vendas de Natal neste período. Neste ano, começará dia 9 de novembro, é a previsão de início de distribuições de cupons. A premiação será em torno de 50 mil reais, são vários prêmios”, antecipa Oscar Muchau.
A Aciai também anunciou a realização de um concurso de decoração de vitrines, com prêmios de R$ 3.000, R$ 2.000 e R$ 1.000. Além disso, no dia 22 de dezembro, a entidade promoverá o Natal Mágico para as crianças, das 16h às 21h, na Rua da Cidadania. O evento contará com recreação, brinquedos, pipoca e algodão-doce, proporcionando momentos de diversão e alegria para os pequenos.
Campanha de Natal da Aciai terá R$ 50 mil em prêmios
A campanha de Natal da Aciai promete aquecer as festas de fim de ano com um total de R$ 50 mil em prêmios. Com início no dia 9 de novembro e sorteio marcado para o dia 30 de dezembro, às 10h, na sede da Aciai, a promoção traz uma variedade de prêmios atraentes para os clientes do comércio local.
Para participar, basta realizar compras acima de R$ 50 ou R$ 100 em supermercados assim que a promoção estiver vigente. Com isso, o cliente vai garantir um cupom para concorrer a prêmios como uma moto Honda Elite 0km, uma geladeira Brastemp, um iPhone 13, e muitos outros produtos.
Prêmios:
-Uma moto Honda Elite 0km
-Uma geladeira inverse Brastemp 447 litros
-Um iPhone 13 128gb
-Uma adega Venax para vinhos com capacidade para 100 garrafas
-Um ar-condicionado 12 BTUS Gree
-Uma cervejeira Venax 100 litros
-Uma TV Samsung 50 polegadas
-Um notebook Asus
-Uma máquina de lavar Electrolux 14 quilos
-Uma caixa de som JBL Xtreme
-Um aspirador de pó robô Electrolux
-Um micro-ondas Electrolux 36 litros
-Um frigobar Electrolux 47 litros com controle de temperatura
-Um forno elétrico Fisher 44 litros
-Uma cafeteira elétrica Dolce Gusto
-Uma Alexa 5ª geração
-Uma Airfryer Oster 4,6 litros
-Um ferro a vapor Oster
Lenon Diego Gauron