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Como foi a concessão do 1º lote de rodovias e que esperar do pedágio nos próximos 30 anos

Tarifas pela metade do preço que os paranaenses pagavam e de mais de 70% de duplicação das rodovias do 1º lote são algumas das novidades. A duplicação inclui o trecho da BR 277 que vai de Irati ao Spreia

04/09/2023

Como foi a concessão do 1º lote de rodovias e que esperar do pedágio nos próximos 30 anos

Pelos próximos 30 anos, a empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. será a responsável pela administração e modernização das sete estradas que compõem o sistema de rodovias integradas do Paraná. No leilão que ocorreu na Bolsa de Valores, no último dia 25, a empresa ofereceu desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado e venceu o Consórcio Infraestrutura Paraná, que apresentou desconto de 8,33% no leilão.  

Com o desconto concedido pelo grupo vencedor, a tarifa do novo pedágio terá  valor 65% menor do que aquele que estaria sendo cobrado por quilômetro rodado se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

"É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais moderno, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul", disse Ratinho Junior.

A concessão é de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro Sul e Campos Gerais. O grupo vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. 

De acordo como ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras deverão modernizar a infraestrutura e o modelo de concessão adotado servirá de modelo para outros estados. 

"Esse primeiro lote das rodovias integradas estaduais e federais do Paraná é o maior leilão rodoviário do ano e esse pool de leilões de rodovias do estado será o maior grupo de leilões em toda a América Latina. Isso modernizará muito a infraestrutura do estado e servirá de modelo e parâmetro para as outras unidades da Federação”, declarou o ministro.  

Duplicações e outras obras

Mais de 70% do total dos 473 quilômetros de rodovias que compõem o lote 1 serão duplicados, o que representa a incorporação de mais 344 quilômetros de pista dupla à malha rodoviária paranaense. Também estão previstos 210 quilômetros de faixas adicionais (terceiras faixas) e 44 quilômetros de novos acostamentos. Além de 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. 

Estas obras beneficiarão 18 cidades: Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo, que reúnem 3,06 milhões de habitantes, segundo o último Censo.

Além de executar as obras, cujo investimento previsto é de R$ 7,9 bilhões, a empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período de concessão. Isso para oferecer serviços médicos e mecânicos, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem. O investimento total é de mais de R$ 13 bilhões. 

Segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deverão ser gerados 81,7 mil empregos.

BR-227

O mais longo trecho concedido está na BR-227 e tem 227,8 quilômetros de extensão. A BR 277 terá 156,3 km  de duplicação, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, até o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau Griczinski, acesso para Irati.

Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais na BR-277, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.

BR-373

A BR-373, ligação entre Ponta Grossa (Trevo do Caetano) e Prudentópolis (Trevo do Relógio), será inteiramente duplicada. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá ainda 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.

Rodovias em Curitiba e região metropolitana

Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele também será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km. O Contorno Sul de Curitiba receberá duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido.

Três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) integram o Lote 1. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas, a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre a Lapa e Araucária. As melhorias nesses trechos envolvem duplicações, viadutos, trincheiras, faixas adicionais e melhorias ambientais.

Praças de pedágio

As praças de pedágio serão instaladas em São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

Inovações

Ocorrerá a implantação gradativa do sistema free flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente esse parâmetro por km rodado. A nova tecnologia, que envolverá a cobrança automática por meio de pórticos instalados nas rodovias, já é amplamente adotada em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.

Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.

Destaques da concessão

Tarifa diferenciada para pista simples e pista dupla;

Mecanismo de compartilhamento de risco de receita;

Descontos para usuários frequentes e para uso da tag de pedágio;

Isenção de tarifa para motociclistas;

Iluminação em LED;

Construção de áreas de escape e ponto de parada de descanso para caminhoneiros.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual e Ministério dos Transportes

Fotos: Divulgação

 

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