Como a busca por desafios pessoais de sua fundadora impulsionou o sucesso da Unas Construtora

Por Redação 3 min de leitura

Em apenas cinco anos desde sua fundação, a Unas Construtora já deixou uma notável marca em execução de obras de urbanismo e edificações públicas não só em Irati, mas também em toda a região. Agora, voltada para o horizonte de 2024, a empresa liderada por Diana Serbai, almeja novas conquistas e desafios

Os alicerces da Unas Construtora foram construídos sobre os passos determinados de Diana Serbai, cuja jornada se entrelaça com a evolução da própria empresa. Desde os primeiros esboços da ideia de empreender no ramo da construção civil, Diana percebeu que sua paixão não era apenas pela engenharia, mas sim, em erguer algo que refletisse seus valores e visão.  

Formada em Engenharia Civil em 2006, ela trilhou um caminho repleto de aprendizados.  Em Curitiba, trabalhou em grandes construtoras, como a Piacentini, e na Refinaria da Petrobras, em Araucária, ao mesmo tempo em que fez a primeira especialização, em Gerenciamento de Obras.

Após uma série de experiências em diferentes empresas, ela percebeu que precisava empreender. “Eu trabalhei em construtoras, fui adquirindo conhecimento, mas nunca estava satisfeita como empregada, porque eu sempre quis ter uma construtora. Meu pai teve, mas eu tinha um pouco de receio. Em 2010 comecei a trabalhar com projetos. Em 2011 nós abrimos a Serbai & Schmitz – que é a empresa que fazia serviços de projetos, avaliações e perícias da engenharia, principalmente para CAIXA e Banco do Brasil.  Nesta época, acabei fazendo pós-graduação na área”, conta Diana. Além do conhecimento acadêmico, a engenheira relata que se inspirou em seu pai, Noel Serbai. Sobretudo na qualidade das obras que ele realizava e em seu saber prático.

Ao atuar na Serbai & Schmitz, que fundou junto com seu esposo e sócio Robson Jean Schmitz no mesmo ano em que se casaram, 2011, ela percebeu que queria desafios ainda mais complexos em sua carreira. Então Diana resolveu fundar a Unas Construtora. “Em 2018 nós abrimos a Unas, era em casa, era uma salina, um quartinho em casa, era o que nós tínhamos. Nós abrimos e começamos a participar de licitações, fizemos algumas obras particulares, mas como eu gosto de trabalho mais desafiador, foi no setor público que eu encontrei esses desafios”, relata.

Obras que se destacam

Em apenas cinco anos desde sua fundação, a Unas Construtora já deixou uma notável marca em execução de obras de urbanismo e edificações públicas em Irati e região.

Diana cita algumas das diversas obras públicas em que a Unas já atuou. Dentre os destaques, está a revitalização da rua Munhoz da Rocha, no Centro de Irati.

“Nós fizemos a revitalização do Parque Aquático de Irati, a revitalização da rua Munhoz da Rocha, o Parque dos Imigrantes em Mallet, a Praça Central de Rio Azul, a Praça de Prudentópolis e o Parque de Inácio Martins. Em Fernandes Pinheiro, fizemos calçadas, fizemos também a quadra de esportes em Rebouças, e agora nós estamos trabalhando em uma creche e acabamos de entregar o Centro de Idoso de Rebouças”, descreve a proprietária da Unas Construtora. A engenheira acrescenta outras obras já realizadas, como o Terminal Turístico e a Concha Acústica do Parque da Vila São João de Irati.

Dentre os diferenciais da