facebook
03/12/2021

Comitê Territorial Terra dos Pinheirais é institucionalizado

Comitê Territorial Terra dos Pinheirais é institucionalizado

O Comitê Territorial Terra dos Pinheirais, composto por integrantes do setor público e privado, produtores rurais e associações comerciais, foi institucionalizado nesta quinta-feira (2), em evento realizado em Irati. Na ocasião foi apresentado o plano de ação e planejamento, que têm como eixos a inovação/tecnologia, educação empreendedora, turismo e agronegócio para o desenvolvimento dos 10 municípios que integram o território.

A presidente do Comitê, Simone Aparecida dos Anjos, acredita que com a institucionalização é possível pensar de forma coletiva, ao mesmo tempo que permite que cada município conheça suas potencialidades e deficiências.  “Com as parcerias estratégicas e com políticas públicas será possível promover o desenvolvimento do ambiente de negócios, do empreendedorismo e por consequência o crescimento dos municípios.  É um trabalho a longo prazo, que começou a ser planejado em 2017 e, agora, começa a ser executado”, pontua.

O Comitê é formado pelos municípios de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Guamiranga, Inácio Martins e Imbituva. No eixo do agronegócio, a proposta central é estimular e fomentar o desenvolvimento sustentável, com agregação de valor ao setor. O objetivo é criar o projeto da constituição de um consórcio SIM/Susaf, com adesão de 100% dos municípios do território; levantar as áreas preservadas com potencial de recebimento de ICMS Ecológico e de potenciais agroindústrias para a região, com mapeamento da produção no território; e incentivar a reformulação do Programa Fábrica do Produtor.

A proposta para o eixo de educação empreendedora é fomentar o tema empreendedorismo nas instituições de ensino e comunidades. Dentre os compromissos de entrega estão a implementação de ações de educação empreendedora nas 10 cidades do território; promover fóruns de debates e engajamento dos municípios e instituições de ensino no tema e aproximar as instituições de ensino e comunidade.

Com relação à inovação/tecnologia os trabalhos serão voltados para o fortalecimento das cadeias produtivas, visando a agregação de valor. As ações priorizarão o incentivo à pesquisa e diagnóstico para identificar as principais demandas de inovação e tecnologia do território e aproximar empresas e desenvolvedores de pesquisas e tecnologias.

No turismo o foco está em promover atividades sustentáveis no território. Dentre os compromissos de entrega estão o incentivo à realização de parcerias público-privada para promover o setor; incentivar e aproximar a parceria com o Sistema ‘S’ para o fortalecimento do turismo e a criação de Conselhos Municipais de Turismo no território, com a participação da iniciativa privada.

Conforme o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Loureiro, com o trabalho integrado, os municípios do território tendem a avançar mais rapidamente na melhoria do ambiente de negócios, no fomento às oportunidades latentes e na promoção do desenvolvimento territorial.  "A atuação do Comitê terá um importante papel na articulação entre os poderes públicos e privados buscando o desenvolvimento sustentável e o crescimento dos ambientes de negócios nos municípios que compõem o território”, reforça.

Texto: Assessoria Sebrae/PR

Foto: Rodrigo Czekalski

COMENTÁRIOS