Comerciantes esperam que as vendas melhorem após primeiros jogos da Seleção Brasileira

Por Redação 3 min de leitura

A Copa do Mundo começou nesta semana, mas os brasileiros não demonstram a mesma animação de anos anteriores. Comerciantes ainda tem expectativa que, com o andamento do campeonato, a empolgação volte e ajude nas vendas

A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira (14) na Rússia, mas nas ruas de Irati, o clima para uma das datas esportivas mais importantes no calendário nacional ainda é tímido. As decorações em verde e amarelo começaram a aparecer aos poucos nas vitrines de lojas, que tentam chamar a atenção da população.

O desinteresse em relação ao mundial também é visto em outras partes do país. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, o torcedor está um pouco desanimado desde a última Copa do Mundo, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha, por 7×1, episódio difícil para o brasileiro esquecer.

A pesquisa ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios, e foi divulgada na última terça-feira, dia 12.Segundo o levantamento de dados, 53% dos brasileiros afirmaram não ter interesse nenhum pela Copa e 48% das pessoas acreditam que o Brasil possa ser o campeão.

Comércio

Mesmo com todo o incentivo da mídia brasileira, os torcedores ainda não se empolgaram em comprar itens verde e amarelo. Será que o cenário vai mudar? Para os comerciantes, isso dependerá da atuação do time durante o mundial.

Os empresários contam que a procura por itens verde e amarelo ainda é baixa. “Começaram a procurar essa semana, por enquanto está devagar, mas o pessoal já está se animando. Provavelmente semana que vem já começa aumentar a procura pelos itens. O brasileiro sempre deixa para a última hora”, brinca o empresário Sandro Poli, proprietário de uma loja de acessórios em Irati.

Proprietária de uma loja de artigos esportivos em Irati, Rita Zanoniconta que está empolgada com a Copa e já percebe que o público começou a se animar para o mundial. “Essa última semana deu uma esquentada boa nas vendas, até no começo, quando começamos a adquirir os produtos, foi um pouco parado porque pegou bem aquela semana das paralisações, mas na outra semana, já começou a dar uma aquecida, uma esquentadinha boa”, diz.

A empresária comenta que os torcedores ainda estão com medo de comprar, mas já estão pesquisando os preços para poderem assistir os jogos uniformizados, de verde e amarelo. “As pessoas estão vindo dar uma olhadinha no preço, condições de pagamento, mas estamos preparados. Somos brasileiros, temos acima de tudo que acreditar, pois é o país onde se vive, é o chão onde se pisa,por isso temos que acreditar sempre”, argumenta.

Sandro conta que notou nitidamente a diferença na expectativa do torcedor de uma Copa para a outra. “O povo brasileiro está bem menos empolgado. A Copapassada, por mais que perderam, estava vendendo bem mais. Eu acho que é porque a Copa era no Brasil, mas depois do 7×1 ficaram meio desacreditados”, fala.

Apesar de notar a expectativa negativa do torcedor, ele também acredita que basta o jogos começarem para isso mude.“O Brasil ganhando o primeiro jogo, as pessoas se animam. O pessoal já está começando a se animar, já estão procurando bandeiras de todos os tamanhos e cornetas”, comenta Sandro.

Já Rita n&