facebook
05/05/2021

Com Solenidade Cívica, Imbituva comemorou 150 anos de Emancipação Política

Com Solenidade Cívica, Imbituva comemorou 150 anos de Emancipação Política

Imbituva é uma cidade histórica que começou com os tropeiros e completou seu sesquicentenário esta semana, na segunda-feira, dia 03 de maio. “Hoje é uma cidade próspera, com um povo trabalhador. Eu fico muito feliz em fazer parte dessa história. O município está em um momento bom, apesar da infelicidade da pandemia, mas esperamos que isso se acabe logo”, enfatiza o prefeito Celso Kubaski.

Segundo ele, “vai ficar marcado que tivemos a comemoração do aniversário de Imbituva em meio à pandemia, isso também vai entrar para a história”.  No dia do aniversário, foi realizada uma Solenidade Cívica em frente à Prefeitura, no período da manhã, para celebrar os 150 anos do município, pois em razão da pandemia da Covid-19 não foi promover um evento grandioso para a população.

“Tivemos uma excelente participação da população, realmente a comunidade inbituvense foi envolvida, alunos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Agradecemos pelo amor, civismo e respeito que as pessoas demostraram por Imbituva”, relata o vice-prefeito Zaqueu Bobato.

Na ocasião, o prefeito informou que tem muitos projetos para o município, sendo que o principal marco que pretende deixar nesta gestão é a reabertura do hospital São João, que está há mais de uma década sem atender como um hospital completo do SUS. Com a reabertura, voltarão a nascerem crianças em Imbituva.  

O gestor também pretende, junto com o vice-prefeito e toda a equipe, desenvolver outros projetos como: o Estádio Municipal com arquibancada coberta; um centro de eventos para atividades artísticas e exposições; casas populares e já há uma área destinada para isso; ampliação do parque industrial; reestruturação dos salários dos funcionários públicos; entre outras ações.

“São muitos os planos que temos para Imbituva, temos tranquilidade de saber que isso vai ser feito. Esperamos que Deus nos abençoe porque queremos fazer um mandato muito bom”, comenta o prefeito.

Comemorações continuam

Foi criada uma Comissão dos 150 anos de Imbituva, presidida pelo vice-prefeito, que já fez a escolha do símbolo dos 150 anos, organizou concursos de fotografia e de poesias, e a busca pela reativação da Banda Municipal. Outras ações também estão sendo trabalhadas pela comissão e devem prosseguir ao longo do ano.

A proposta, segundo Zaqueu Bobato, é rememorar o processo histórico-geográfico de formação de Imbituva.  Já estão formadas as equipes que estão lançando as metodologias e algumas estão indo a campo para o levantamento das riquezas do município. “Até o final do ano colheremos resultado e com certeza vai render uma linda publicação de um livro sobre Imbituva”, disse o vice-prefeito.

Outras atividades deverão ser realizadas ao longo do ano, integrando a população imbituvense para as celebrações dos 150 anos de Imbituva.

Texto: Da Redação/Jornal Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS