facebook

Com mais de 60 sessões, Cinema na Praça levou diversão para 15 mil pessoas no interior do Paraná

Projeto do Governo do Estado contemplou municípios que não contam com salas de cinema, como parte da estratégia de descentralização da cultura.

01/07/2022

Com mais de 60 sessões, Cinema na Praça levou diversão para 15 mil pessoas no interior do Paraná

O projeto Cinema na Praça chega ao fim desta temporada nesta sexta-feira (1º) em Imbituva, depois de passar por 32 municípios do Interior e realizar mais de 60 sessões. E essa nova fase, de retomada no pós-pandemia, foi um sucesso. Pelo menos 15 mil pessoas acompanharam as exibições que fizeram a alegria de famílias em municípios que não contam com salas comerciais de cinema. A iniciativa é do Governo do Paraná, em parceria com a Renault do Brasil e Motion Picture Association (MPA).

“Foi um projeto que lançamos na área da cultura justamente para fazer com que as pessoas, em especial as crianças, que não têm acesso a um cinema, seja pela distância ou pelo valor, pudessem ter essa diversão”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Ele parou na época da pandemia e foi retomado em maio, e nos deixa muito felizes porque leva a cultura mais próxima, mais acessível para essa parcela da população”.

Durante a semana, a carreta palco, com a telona de LED de 7,6 por 2,5 metros, passou por Clevelândia (27), Prudentópolis (28) e Mallet (29). Nesta quinta-feira ela está em Irati (Centro-Sul), estacionada no Parque Aquático, com duas sessões — 19h e 21 horas —, 400 cadeiras e sistema de som de alta qualidade. São exibidos “Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, e “A Família Addams 2: Pé na Estrada (2021)”, de Greg Tiernan, ambos voltados ao público infantil e que atendem toda a família.

Elaine Pereira Almeida, representante da Governadoria e uma das idealizadoras do projeto, afirma que iniciativas como essa fazem a diferença no cotidiano das pequenas cidades. “Nós retomamos esse projeto neste ano com muito orgulho, pois você pega desde o idoso, a criança, toda a família. Tem feito muito sucesso no Interior”, disse.

Sucesso de público

Passando por cidades do Norte, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul e Sudeste, foram mais de 15 mil paranaenses acompanhando o Cinema na Praça. As cidades com recorde de público foram Clevelândia, com 1.800 pessoas nas duas sessões; Campina da Lagoa, com 1.400; e Alvorada do Sul e Ibaiti, com 950, dividindo o terceiro lugar. Essas duas últimas contaram, inclusive, com o reforço de 200 cadeiras disponibilizadas pelas prefeituras.

Na última semana, a Motion Picture Association liberou a exibição de outros filmes para o projeto, o que contribuiu para aumentar o público para a segunda sessão. Antes, apenas “Patrulha Canina” estava sendo exibido.

Projeto

Após dois anos suspenso devido à pandemia, os bons índices de vacinação fizeram com que o Cinema na Praça fosse retomado em maio, começando por Ivaiporã (Vale do Ivaí), e finaliza a temporada no município de Imbituva.

No Paraná, são 224 salas de cinema concentradas em 32 cidades, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Por isso, a opção do programa é atender cidades menos populosas e que não contam com salas comerciais, estratégia do Governo do Estado de descentralização da cultura, somado a outras iniciativas como o Crianças no Teatro e exposições itinerantes do Museu Oscar Niemeyer (MON).

 “A grande importância do projeto Cinema na Praça nesse momento é levar lazer, cultura e entretenimento à população paranaense menos favorecida, aquela que não tem condição de acesso a um cinema na sua cidade. Representa também a volta do pós-pandemia, a congregação das famílias”, disse Rogério Luís Tonetti, que acompanha a carreta e realiza o breve cerimonial antes das sessões.

“Temos percebido muitas famílias, idosos, crianças assistindo às sessões do Cinema na Praça, e isso faz com que a gente retome a vida, volte a normalidade, a vida que nós tínhamos antes da pandemia”, completou.

Texto/Foto: Agência Estadual

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580