Com aumento de casos, Saúde reforça a necessidade de vacinação completa contra Covid-19
A circulação de novas sub variantes do vírus Sars-CoV-2 (especialmente a BQ.1) e o consequente aumento no número de casos confirmados da doença em todo País, conduz a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a reforçar a necessidade da vacinação completa e relembrar os cuidados básicos para prevenção contra a Covid-19.
Em Irati, os casos de coronavírus também voltaram a aparecer, principalmente, nas últimas semanas. De acordo com o Painel da Covid, 41 pessoas testaram positivo para a doença, desde segunda-feira (21) até a manhã de sexta-feira (25). A principal medida de controle recomendada é o esquema vacinal completo de acordo com a faixa etária.
No município, está disponível a vacinação contra a doença em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades (três doses), exclusivamente no ambulatório Ildefonso Zanetti, nas terças e sextas feiras pela manhã. Crianças de 3 a 11 anos (duas doses). Adolescentes entre 12 e 17 anos devem receber duas doses + um reforço. E a população em geral, acima de 18 anos, deve receber duas doses + dois reforços, de acordo com cronograma de aplicação disponível no site da Prefeitura.
Relembre os cuidados
Continuam sendo recomendados os protocolos de etiqueta respiratória, como higienização das mãos, uso de álcool 70%, distanciamento físico, não compartilhamento de objetos pessoais e ventilação de ambientes, aliados ao uso de máscaras, especialmente por pessoas imunocomprometidas ou que apresentem sintomas de síndrome gripal.
Isolamento continua
Indivíduos com sintomas gripais não testados ou testados e confirmados para Covid-19 podem suspender o isolamento a partir do 7º dia, mantendo as medidas adicionais de controle até o 10° dia, desde que estejam afebris há 24 horas e com remissão dos sintomas. Caso contrário, devem manter o isolamento até o 10º dia.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Já os pacientes com confirmação laboratorial para Covid-19 que estejam assintomáticos ou com sintomas leves e que estiverem com remissão dos sintomas no 5° dia, podem testar com TR Ag ou Biologia Molecular (a depender da disponibilidade dos exames), se negativo, estarão liberados do isolamento. Se positivo estende o isolamento até o 10º dia do início dos sintomas. Os casos graves que necessitam de internação hospitalar e imunossuprimidos necessitam de 20 dias.
Quanto aos contatos de casos assintomáticos, não precisam de isolamento, apenas mantém as medidas de segurança por 10 dias e monitora sintomas.
Assessoria PMI

