Colisões frontais foram responsáveis por 50% das mortes registradas durante feriado da Semana Santa no Paraná
Período noturno concentra 100% das mortes; número de óbitos recua 14,3% em relação ao ano passado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 112 acidentes, 106 pessoas feridas e seis mortes durante a operação Semana Santa 2026 nas rodovias federais do Paraná, realizada entre os dias 2 a 5 de abril. No feriado do ano passado, foram registrados 110 acidentes, 119 pessoas feridas e sete mortes. Na ocasião, a operação teve cinco dias e abarcou também o feriado de Tiradentes.
As dinâmicas dos acidentes fatais trazem um padrão: período noturno, pista seca, trechos de retas e comportamentos de risco, com destaque para a colisão frontal como o principal tipo de acidente mais fatal. Isso é reforçado pelos indícios de invasão de pista contrária, baixa percepção de risco em retas e atropelamento noturno, potencializado pela ausência de iluminação.
O acidente mais grave ocorreu no primeiro dia da operação, em Mandirituba (PR), na BR-116. Uma colisão frontal entre dois carros matou os dois ocupantes de um deles num trecho de pista simples. O condutor do outro carro envolvido foi removido para o hospital em estado grave.
Acidentes fatais
| Ordem | Data | Hora | BR | Município | Tipo | Pista | Traçado | Clima | Mortes |
| 1 | 02/04/2026 | 00h05 | 116 | Mandirituba | Colisão frontal | Simples | Reta | Pista seca | 2 |
| 2 | 02/04/2026 | 20h | 476 | Curitiba | Colisão traseira | Dupla | Reta | Pista seca | 1 |
| 3 | 02/04/2026 | 22h14 | 277 | Paranaguá | Colisão com objeto estático | Dupla | Curva | Pista seca | 1 |
| 4 | 05/04/2026 | 20h15 | 373 | Prudentópolis | Colisão frontal | Simples | Pista seca | 1 | |
| 5 | 05/04/2026 | 22h50 | 116 | Antonina | Atropelamento de pedestre | Dupla | Reta | Pista molhada | 1 |
Fiscalização
Quase sete mil condutores foram flagrados pelos radares da PRF dirigindo acima do limite de velocidade (6.833); 256 ocupantes de veículos não utilizavam o cinto de segurança e 28 crianças eram transportadas sem o dispositivo de segurança adequado; 309 veículos trafegavam sem estarem licenciados; 225 caminhoneiros foram autuados por conduzirem seus veículos nas faixas proibidas; 111 motoristas dirigiam sem habilitação e 57 estavam com o documento vencido há mais de 30 dias; 174 motoristas foram flagrados em ultrapassagens proibidas e 93 estavam conduzindo bêbados – quatro foram presos pelo crime de dirigir embriagado.
Assessoria PRF

