Coletivo Triunfo reúne grupo de mulheres agricultoras para troca de experiências

Por Redação 2 min de leitura

O Grupo de Mulheres do Coletivo Triunfo fomentou uma celebração no último dia 23, em Teixeira Soares, para a troca de experiências e ideias, observação das diversificadas culturas de produtos orgânicos – como arroz, milho, mandioca, melão, ervas, flores –, e compartilhamento de sementes crioulas entre as mulheres dos diferentes municípios. 

O encontro aconteceu no assentamento São Joaquim e reuniu 53 mulheres, vindas dos assentamentos São Joaquim, Carvorite e Colônia Nove – todos de Teixeira Soares –, além de moradoras de São João do Triunfo, Palmeira e Rio Azul.

Segundo a vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski, foi uma experiência alegre ter partilhado das experiências e aprendizados das mulheres. “Assim como Dona Elza Cordeiro, do Assentamento São Joaquim, vem fomentando a associação constituída há dois anos, essas mulheres fazem a diferença em nosso município com suas forças, garra e coragem em procurar melhorar cada dia mais a vida das pessoas, sem precisar deixar o campo e envolvendo a família e a comunidade na agricultura”, diz. Juliana defende que estas ações promovidas pelas mulheres colaboram para dar sustentabilidade à agricultura familiar.

O Coletivo Triunfo divulga as atividades de suas agricultoras, na busca de melhorar a renda familiar delas, bem como de ampliar a participação das mulheres em políticas públicas de  incentivo à produção. Nesse sentido, apoia a comercialização de produtos orgânicos e sua utilização também na merenda escolar do município, além da promoção da troca de conhecimentos entre as mulheres. “Através desta comercialização, conseguindo trazer mais renda para as produtoras, resulta também na movimentação do comércio através da compra [pelas agricultoras] de outros produtos não produzidos em suas propriedades”, explica Elza Cordeiro, coordenadora do projeto.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMTS

Fotos: Assessoria PMTS