20/03/2025
Estudantes do Colégio Estadual do Campo Padre Pedro Baltzar, em Irati, começaram a semana mais conectados. No último dia 06, a escola passou a receber rede de internet via satélite, o que aumentou a velocidade de conexão e potencializou o acesso dos alunos a recursos educacionais digitais.
O colégio fica em Itapará, distrito rural localizado a 45 km da sede do município, e foi um dos contemplados pela iniciativa de ampliação da conectividade nas escolas, implementada pelo Governo do Estado, que levará conexão à internet, ainda mais veloz, a 150 escolas do campo do Paraná. A viabilização do recurso é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e tem investimento superior a R$ 18 milhões.
Conforme a estudante Maria Eduarda Bartoski, do 3º ano do Ensino Médio, o impacto da implantação já é perceptível. “Ficou muito melhor, pois quando precisamos usar os computadores e tablets do laboratório de informática, a internet tem uma acessibilidade boa e nos entrega o que promete. Agora conseguimos acessar todas as plataformas e atividades sem problemas, e a rapidez das pesquisas aumentou muito”, contou.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Cerca de 90 alunos estudam no colégio, que oferta turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o início da última semana, a escola utilizava apenas uma rede contratada de internet via rádio. A estabilidade da nova rede e a velocidade da conexão têm beneficiado toda a comunidade escolar.
“Ficamos com a rede contratada exclusiva para o setor administrativo, o que melhorou nosso trabalho. Os professores que utilizaram os educatrons e o laboratório de informática também perceberam um aumento relevante na velocidade, o que dá mais agilidade nas aulas”, apontou o diretor do Colégio Estadual do Campo Padre Pedro Baltzar, Cesar Hul.
Garantia de acesso
A ação da Seed-PR visa garantir conectividade via satélite com banda larga de 200 megabits por segundo (Mbps) para escolas localizadas em regiões afastadas. A previsão é de que mais de 11 mil estudantes sejam diretamente impactados pela iniciativa, que otimizará o acesso aos recursos educacionais digitais da rede estadual, além de facilitar a realização de pesquisas pedagógicas e das próprias atividades administrativas nos colégios.
“A ampliação da conectividade é um passo fundamental para fortalecer a educação no campo, e já temos colhido os bons resultados deste investimento. Com essa iniciativa, garantimos que todos os estudantes da rede estadual, independentemente de onde estejam, tenham acesso ao que há de mais avançado em tecnologia educacional”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A expectativa é de que as 150 unidades escolares contempladas estejam operando com o novo sistema até o início de abril. A solução foi planejada para garantir estabilidade e alta disponibilidade de conexão no acesso a recursos educacionais digitais ofertados pela Seed-PR, como os aplicativos Enem Paraná e Inglês Paraná e as ferramentas de inteligência artificial Khanmigo e Inglês Paraná Teens.
“A conectividade desempenha um papel crucial em escolas rurais, superando barreiras geográficas e igualando as oportunidades de aprendizado. Além disso, a internet fornecida pela Starlink facilita a comunicação entre escolas, pais e comunidades, promovendo um ambiente educacional mais integrado e colaborativo”, destacou o diretor de Inovação e Tecnologia da Seed-PR, Cláudio Aparecido de Oliveira.
Agência Estadual