COEF, Prefeitura e representantes da sociedade atualizam medidas para enfrentamento à Covid-19 em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Na tarde desta segunda-feira (08), o prefeito de Irati Jorge Derbli e o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati (COEF), Agostinho Basso, reuniram-se com diversos segmentos da sociedade para atualização das medidas de enfrentamento à Covid-19 em Irati. Participaram da reunião membros da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Sindicato do Comércio Varejista de Irati (Sindirati), Câmara de Vereadores, representantes de salões de beleza e barbearias, das academias de ginástica, dentre outros segmentos. Em comum acordo entre os participantes, o Poder Público e o COEF, foram decididas as regras que deverão constar no novo decreto municipal, que será editado até esta terça-feira (09), com validade a partir de quarta-feira (10), até o dia 17 de março.

“Eu não gostaria de ir de encontro ao decreto do governo estadual. Tivemos um problema já com a cidade de Imbituva, que o prefeito mudou o decreto e foi lá o Ministério Público e disse: ‘Cumpra-se’. Não teve jeito. Então é complicado, mas acho que nesse decreto nosso, nós precisamos mudar algumas coisas”, afirmou Derbli, após ouvir as sugestões dos participantes da reunião.

A ampliação no horário de funcionamento de algumas atividades em relação ao decreto estadual (Decreto Nº 7020, de 05 de março de 2021) deverá ser uma das mudanças, que se justifica em virtude do uso do transporte coletivo em Irati ser diferente das cidades maiores.  Não há aglomerações nos ônibus urbanos em Irati em determinados horários, como ocorre, por exemplo, em Curitiba e em Ponta Grossa.

Novos horários

Durante a reunião, foi definido que a partir de quarta-feira (10), o comércio, restaurantes, bares e lanchonetes de Irati estão autorizados a funcionar entre as 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, respeitando a capacidade máxima de 50% de ocupação. Já as academias poderão abrir das 6h às 20h, também de segunda a sexta-feira, respeitando 30% da capacidade de ocupação.

O prefeito enfatizou que as medidas terão validade por sete dias, até quarta-feira, 17 de março. “Então vamos tomar algumas atitudes bem objetivas até quarta-feira. Alguém vai ser prejudicado, mas vai ter que ser, temos que pensar na maioria. Este horário de comércio tem que ser geral, não adianta fazer para uma categoria, para um setor, que vira uma bagunça”, explicou Derbli.

No próximo final de semana, sábado e domingo, dias 13 e 14, permanecerão abertos em Irati apenas os supermercados, postos de combustível, revendas de gás de cozinha e farmácias.

O toque de recolher permanece das 20h às 5h, seguindo o decreto do Governo do Estado.

Fiscalização será intensificada

A partir de quarta-feira (10), haverá 120 pessoas a mais – fora a Polícia Militar e a Guarda Municipal – para fiscalizar o cumprimento das medidas relativas à Covid-19. Será criada uma força-tarefa para que sejam evitados os pontos de aglomeração da cidade, como mercados, lotéricas e bancos.

COEF destaca colapso no sistema de saúde

“Todos os estados estão em colapso. Sobre essa cepa do novo coronavírus da Amazônia, o Paraná é o segundo estado com ma