facebook
23/10/2020

COEF libera mais algumas atividades em Irati

COEF libera mais algumas atividades em Irati

Na tarde desta sexta-feira (23), o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 da Prefeitura de Irati (COEF), enfermeiro Agostinho Basso, publicou um vídeo divulgando a liberação de mais algumas atividades na cidade.

O comunicado de mais uma flexibilização nas medidas restritivas em Irati, foi decido em reunião ordinária com os membros do comitê de controle e proteção na parte da manhã do mesmo dia. “Tendo em vista os números decrescentes da Covid-19 em Irati, um declínio no número de casos e também por não termos pacientes internados em UTI ou enfermaria, o COEF decidiu tomar algumas decisões no sentido de flexibilizar mais alguns segmentos, em atendimento a reivindicações da população”, disso Basso no início da gravação.

Fica liberada a modalidade futebol de campo apenas para competições oficiais. “Ou seja, aqueles campeonatos realizados via Secretaria Municipal de Esportes e Liga Iratiense de Futebol”, esclarece o enfermeiro. As competições deverão ser realizadas nos estádios, com portões fechados e sem presença de público, mas apenas os atletas e comissão técnica, além da imprensa. “Foi um pedido dos dois setores para se conseguir finalizar os campeonatos do ano de 2020 que estavam em andamento”, explicou.

Atendendo solicitação do Conselho da Pessoa Idosa, fica liberado o passe livre para idosos acima de 60 anos, obedecendo a lei municipal. A restrição que vigorava era apenas para o período das 7h ao meio dia, e agora o passe livre está liberado de segunda a sexta-feira, em qualquer horário.

Está liberada ainda, a atividade nas escolas particulares para o público infantil na faixa de zero a quatro anos. “Importante reforçar que esta reabertura deve ter como princípio básico a portaria 211/2020, onde estão relacionados todos os critérios de segurança sanitária que devem ser adotados”, enfatiza o profissional.

Basso ressalta que ainda não estão liberadas, por exemplo, as creches municipais, já que os estabelecimentos municipais e estaduais dependem da posição de outras secretarias e órgãos para serem liberados. “É o caso da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Estado da Educação”.

A partir de segunda-feira, dia 26, estarão liberadas as escolinhas de futebol, academias, artes marciais e outras atividades físicas de crianças menores de 12 anos. Neste caso, além do respeito a todos os protocolos de segurança e prevenção, será exigida ainda a autorização assinada dos pais ou responsáveis. “Essa foi outra grande reivindicação, principalmente das escolinhas de futebol da cidade, que encaminharam solicitações várias vezes ao COEF. Com a autorização dos pais, levando em conta o panorama atual e aliando todas as medidas de segurança, como aferição de temperatura, tomamos esta decisão”, avalia o coordenador.

Texto/Foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS