05/07/2023
Foi oficialmente inaugurado na terça-feira (04) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Sirlei Nedopetalski Brandalise, no bairro Rio Bonito, em Irati. O espaço tem 890 m² de área construída, teve investimento aproximado de R$ 1,3 milhões e já está em uso. Ao todo, são 57 alunos matriculados neste CMEI. A obra, que conta com recursos do Governo Federal e do município, ficou parada por alguns anos e foi finalizada pela atual gestão.
“Colocamos recursos do próprio município para finalizar essa obra, entendendo a necessidade desse espaço. O valor foi reposto somente neste ano pelo Governo Federal. É uma obra que temos orgulho em entregar e para nós a educação sempre será prioridade”, ressaltou o prefeito Jorge Derbli.
A vice-prefeita Ieda Waydzik frisou a importância do novo CMEI. “A gestão do prefeito Derbli optou em primeiro lugar terminar o que estava parado, demonstrando respeito ao dinheiro público. Esse espaço representa mais qualidade para a educação e crescimento das nossas mulheres, que podem sair trabalhar tranquilamente, sabendo que seus filhos serão muito bem cuidados”.
O espaço conta com dois blocos distintos, além de um pátio coberto. A secretária municipal de Educação, Jandira Girardi, comenta que a estrutura começou a ser utilizado, mesmo antes da inauguração oficial, atendendo uma demanda da comunidade. “É um CMEI grande, que ficou muito bonito. É mais uma obra finalizada por essa gestão e entregue à população. Trabalhamos com amor e nos dedicamos, buscando sempre a evolução na aprendizagem dos nossos alunos”.
Homenagem
O novo CMEI leva o nome da professora Sirlei Nedopetalski Brandalise, que em 1999 iniciou o seu trabalho na Rede Municipal de Ensino de Irati, lecionando em diversas escolas, como Francisco Stroparo; João Paulo II; Irmã Helena Olek; Plínio Anciutti Pessoa; Duque de Caxias; e Tancredo Martins. Também atuou na Secretaria Municipal de Educação.
A professora, entre os anos de 2010 e 2018, realizou tratamento cardiológico, mas infelizmente faleceu em 1º de fevereiro de 2019.
Durante a inauguração do CMEI, a sua única filha, Mayara Nedopetalski Brandalise, esteve presente. “A minha mãe era uma pessoa muito animada, dedicada e que amava a educação. Foi difícil o período em que precisou ficar afastada das atividades. É um momento muito emocionante e agradeço por essa homenagem a ela”.
Texto/Fotos: Assessoria PMI