Climadek ganha o Selo Clima Paraná na categoria A pelo segundo ano consecutivo

Por Redação Hoje Centro Sul 4 min de leitura

O reconhecimento é feito pelo Governo do Estado a empresas que mantém práticas ambientais responsáveis

Na noite de terça-feira (02), a Climadek – Energia Solar recebeu o Selo Clima Paraná do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). É o segundo ano consecutivo que a empresa é reconhecida em nível estadual por ter a sustentabilidade ambiental e a gestão climática como eixos prioritários de sua administração.

“Nós estamos muito felizes de receber esta premiação. Já é o segundo ano consecutivo que a Climadek é classificada na categoria A, a mais alta categoria do Selo Clima Paraná”, comemora o diretor executivo da empresa, Sidnei Alves Taborda Júnior, que recebeu a premiação ao lado da diretora administrativa da empresa, Eduarda Bitencourt Taborda, e do engenheiro ambiental Matheus Bueno.

Sidnei Alves Taborda Júnior destaca que o reconhecimento concedido pelo Governo do Estado reforça o compromisso da empresa com práticas ambientais responsáveis e com a redução de emissões de gás de efeito estufa.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, explica que o selo reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental.

“Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, disse Greca.

Como a Climadek conquistou o Selo

O engenheiro ambiental Matheus Bueno, explica os procedimentos complexos de sustentabilidade e governança que são seguidos pela Climadek diariamente, e que levaram a empresa a ganhar o Selo Clima Paraná, na categoria A.

“As empresas que são comprometidas com práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança)  e que tem informações sobre o inventário de gás de efeito estufa, que se organizam em torno disso e fazem um mapeamento das suas ações e fazem um mapeamento das informações para a submissão no inventário, por meio de uma declaração simplificada ou completa, permitem que o estado possa lhes dar esta outorga, este selo, que vai de D a A. Neste ano a Climadek tirou o A, ano passado também, então isso demonstra o comprometimento da empresa com esta certificação e com suas ações”, detalha o engenheiro ambiental.

Segundo Matheus, há toda uma trajetória de trabalho e organização formal das estratégias ambientalmente corretas para chegar a esta conquista. “A Climadek é uma empresa que já tem no seu cerne esta motivação e que, agora, também tem esse reconhecimento”, diz.

Climadek ganha o Selo Clima Paraná na categoria A pelo segundo ano consecutivo
Foto: Divulgação

Resultados do ano inteiro

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, a avaliação dos participantes é baseada nos resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.

O selo tem validade de um ano e serve como um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Para empresas e municípios, obter o selo significa reforçar sua imagem institucional e consolidar o compromisso com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e responsável.

Impacto positivo

Fundada em 2012, a Climadek foi a primeira empresa de Irati a trabalhar com energia solar. Desde a instalação de seus próprios painéis fotovoltaicos em 2017, dedica-se a soluções de energia solar para residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e usinas. 

“A Climadek segue trabalhando para entregar soluções fotovoltaicas de alto desempenho e gerar impacto positivo nas comunidades onde atua”, o diretor executivo da empresa, Sidnei Alves Taborda Júnior.
Além de auxiliar consumidores da região utilizarem energia limpa e renovável, a empresa também desenvolve projetos de impacto socioambiental, como o Caminhos da Energia, que promove a educação sobre transição energética e sustentabilidade.

Da Redação/Hoje Centro Sul