facebook
14/12/2020

Cleonice Schuck é eleita nova presidente do Consórcio de Saúde

Cleonice Schuck é eleita nova presidente do Consórcio de Saúde

A nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS/Amcespar, foi eleita durante Assembleia realizada na sede de Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), na manhã de terça-feira (08). A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, foi eleita a nova presidente do CIS/Amcespar e terá como vice o prefeito de Rebouças, Luiz Zak e como tesoureiro o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski.

Cleonice Schuck conta que pretende atuar para que a gestão do Consórcio tenha ampla participação dos municípios. “Queremos desenvolver um trabalho bastante participativo com os secretários da saúde, principalmente dando bastante voz a eles, ouvindo e procurando trabalhar para atender as expectativas e necessidades da peculiaridade de cada município”, disse.

Ela frisa que mesmo que a região Centro Sul não seja tão grande, cada município tem as suas particularidades.  “Então, nesse sentido, ouvindo os secretários, que são os que estão na linha de frente junto com a população, é que a gente vai trabalhar nesses dois anos”, relatou.

O antecessor de Cleonice, o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, permaneceu na presidência do CIS/Amcespar durante oito anos e conduziu a transição de mandato, durante a reunião deste dia 08, com muita emoção.

IML e Erasto

A nova presidente do CIS/Amcespar comenta que as principais lutas da entidade nos próximos anos serão pela manutenção do repasse mensal de recursos estaduais que garantem o funcionamento da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Irati e pela instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na região.

Em relação ao Erasto, Cleonice enfatizou que sem o repasse destinado ao custeio, fica inviável para os municípios arcarem com as despesas.  “Temos que alinhar bastante isso junto ao Governo do Estado, porque nós estamos hoje na iminência de perder o Erasto aqui de Irati, então acredito que haja a necessidade de um empenho do Consórcio de Saúde, junto com os seus representantes, prefeitos que fazem parte. E a gente estará encampando essa luta, essa permanência, essa melhoria do trabalho do Erasto aqui em Irati, atendendo a toda a nossa região”, disse.

Sobre o IML, ela defende que a unidade seja viabilizada através do Consórcio entre os municípios. Também comenta que se empenhará neste trabalho junto ao Governo do Estado.

Mudanças

Na equipe de gestão do Consórcio  de Saúde, durante a presidência da prefeita de Fernandes Pinheiro, algumas mudanças deverão ser feitas. Entretanto, segundo ela, os nomes ainda não foram definidos, o que deve ocorrer no final do mês.

 Cleonice enfatiza que os novos integrantes da equipe serão “principalmente pessoas que tem afinidade com a nossa forma de pensar e trabalhar”.

Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Fotos: Assessoria Amcespar

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS