CIS Amcespar desenvolve projeto para promover práticas sustentáveis
O projeto chamado de “Preserva CIS” busca conscientizar servidores e a população sobre aspectos que envolvem a destinação correta e a redução do uso de materiais, além de práticas sustentáveis em prol do meio ambiente e da sociedade
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) está desenvolvendo um projeto voltado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o “Preserva CIS”. O projeto apresenta medidas de conscientização ambiental – como o descarte correto de resíduos, reaproveitamento e economicidade de materiais de escritório, além de práticas que beneficiam o meio-ambiente e a sociedade civil.
A diretora técnica e administrativa do CIS/Amcepar, Angela Maria da Cruz Cardoso, comenta como surgiu a proposta. “A nova lei de licitações trouxe, além do planejamento, a sustentabilidade como o ponto forte, tendo várias exigências a serem cumpridas. Como o CIS/Amcespar já desenvolve várias ações neste sentido, unimos o que temos e criamos o projeto Preserva CIS com foco na conscientização e sustentabilidade, dentro da logística reversa e do descarte consciente preconizado pela nova lei, dentro do Plano de Logística Sustentável (PLS). Desta forma, registrando o que fazemos, e este documento agora também faz parte da regulamentação da nova lei de licitações dentro do CIS/Amcespar”, explicou Angela.
Conforme a Resolução nº 004/2023 do CIS Amcespar, as ações do desenvolvidas pela Instituição visam a sustentabilidade, a coleta seletiva, a coleta seletiva solidária, contratações compartilhadas, critérios de sustentabilidade, gestão documental, logística sustentável e práticas de racionalização.
Algumas dessas ações já estão sendo aplicadas gerando economia e menos poluentes. O projeto ainda prevê a a sustentabilidade a médio e longo prazo.
Conscientização
A principal ação do projeto é a conscientização da equipe do CIS Amcespar sobre os impactos ambientais causados pelo lixo, incentivando a utilização de documentos digitais para gerar economia de papéis e consequentemente reduzir a produção de lixo de papel, além de estimular a utilização de copos e xícaras individuais reutilizáveis a fim de diminuir a compra e o descarte de copos descartáveis.
Destinação correta do lixo gerado pelo Consórcio
De acordo com o projeto, todo o lixo gerado pelo Consórcio já é separado de forma que possibilite a coleta e destinação final adequada. Além disso, o lixo hospitalar gerado pelo Consórcio é coletado por uma empresa licitada, a qual faz o transporte, tratamento e destinação final dos resíduos.
Troca de material reciclável por papel higiênico
A equipe técnica e administrativa é orientada a realizar impressões somente quando for extremamente necessário, com o objetivo de gerar o menor gasto possível com impressões e manutenções de impressoras. Além disso, quando possível, os arquivos armazenados em papel são destinados à uma empresa de papel para serem trocados por papel higiênico e toalhas de papel.
Destinação de embalagens reutilizáveis
O Consórcio Intermunicipal de Saúde é um ponto de coleta de embalagens reutilizáveis de
material de limpeza, que posteriormente são destinados à Associação de Mulheres
Artesãs de Sabão de Engenheiro Gutierrez (Amaseg)

