CIS Amcespar celebra 30 anos e anuncia investimentos em saúde e novas estruturas

Por Redação 3 min de leitura

Composto por 9 municípios da região, o consórcio foi fundado em 1994 e tem como objetivo disponibilizar aos munícipes atendimentos de saúde especializados em consultas, exames e procedimentos, otimizando o recurso público através de contratações por meio de processos de credenciamento e licitações. Durante o evento realizado dia 02 de agosto para celebrar os 30 anos da instituição, novos avanços e investimentos foram anunciados

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), que integra nove municípios da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e da 4ª Regional de Saúde do Paraná, comemora 30 anos de serviços de atendimento à população em 2024. Fundado em 1994, o consórcio foi criado para oferecer atendimentos especializados em consultas, exames e procedimentos médicos e otimizar os recursos públicos dos municípios por meio licitações.

A comemoração do aniversário da instituição aconteceu no último dia 02 de agosto, em Irati. Na oportunidade a presidente do CIS Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck destacou o impacto significativo do Consórcio na saúde da região. “Foi um número de atendimentos que nós alcançamos bastante volumoso, muitos credenciamentos, profissionais credenciados, clínicas, hospitais, que nós fomos buscando ao longo do tempo para ter mais oportunidades de atendimento aos nossos pacientes”, destacou Cleonice.

Investimentos anunciados

Durante a celebração do aniversário do Consórcio Intermunicipal de Saúde foram apresentados novos equipamentos e investimentos que vão aprimorar os atendimentos no Hospital Erasto Gaertner de Irati. “Já conseguimos esses dois milhões de reais do deputado Sandro Alex, que já estão em equipamentos aqui no hospital. Hoje, afirmado pelos nossos deputados Alexandre Curi e Artagão Jr., mais dois milhões e meio [de reais] para equipamentos e melhorias no centro cirúrgico; e também dois ônibus para o transporte dos nossos pacientes”, divulgou a presidente do CIS Amcespar.

Cleonice defendeu a ampliação da capacidade do hospital para que procedimentos atualmente feitos apenas na capital do estado possam ser realizados em Irati, proporcionando maior conforto aos pacientes e familiares ao evitar ou reduzir os deslocamentos para Curitiba. “Tudo isso é para ampliar, fazer os atendimentos das biópsias, as pequenas cirurgias em Irati. Futuramente, quem sabe, a gente consiga equipamentos ainda melhores. Precisamos também investir numa UTI para que a gente tenha condições de estar trazendo os profissionais de Curitiba e realizando então essas cirurgias também aqui”, sugeriu Cleonice.

O Hospital Erasto Gaertner é referência no tratamento de câncer, e a presidente do CIS Amcespar menciona a luta recente envolvendo prefeitos da região e deputados para que a unidade do Erasto continuasse em funcionamento em Irati. Quando houve a inauguração de um hospital oncológico em Guarapuava, o Governo do Estado cogitava normatizar que os pacientes dos municípios da Amcespar deixassem de ser atendidos em Irati e passassem a fazer o tratamento em Guarapuava. “Éramos para pertencer à Guarapuava. Junto com os deputados, conseguimos sensibilizar o nosso secretário [estadual de Saúde] Beto Preto, nosso governador Ratinho Júnior, e mostrar a importância d