Cinco dos oito candidatos a governador do Paraná já registraram sua candidatura no TSE

Por Redação Hoje Centro Sul 7 min de leitura

Prazo para o registro vai até o dia 15 e a propaganda já pode começar a ser feita pelos candidatos no dia 16. No rádio e TV, a campanha tem início no dia 28. O primeiro debate entre os candidatos a governador aconteceu no dia 9, na Rede Bandeirantes, e a maior repercussão foi a ausência de Sergio Moro, que rendeu muitos memes nas redes sociais.  Outro fato que chama a atenção é que, de acordo com a pesquisa IRG (divulgada neste dia 13), na sondagem espontânea, quando o próprio eleitor tem que citar o nome do candidato, 60,4% não sabem em quem votar para governador

Nas convenções partidárias, realizadas até o dia 05 de agosto, oito candidatos foram definidos para disputar o cargo de governador do Paraná nas Eleições 2026, cujo primeiro turno acontece no dia 04 de outubro. Para a confirmação dos nomes, os partidos precisam registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o próximo sábado, dia 15 de agosto.

Até o fechamento desta reportagem, ao meio-dia de quinta-feira (13), cinco políticos já tinham oficializado suas candidaturas a governador do Paraná junto ao TSE.  São eles: Sergio Moro (PL), Sandro Alex (PSD), Samuel de Mattos (PSTU), Requião Filho (PDT), Alexandre Salomão (Mobiliza). Foram confirmados nas convenções, mas ainda não haviam registrado suas candidaturas até o dia 13: Tayná Miessa (UP), Luiz França (Missão) e Adriano Teixeira (PCO).

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16. A partir dessa data, a propaganda eleitoral fica liberada nas ruas, na internet e nos jornais impressos. As peças podem apresentar propostas, mensagens, realizações e trajetórias dos candidatos.

Antes do dia 16, os candidatos não podiam pedir votos, pois seria considerado propaganda irregular e ocasionar multas. A campanha na rua é permitida até as 22h de 3 de outubro, véspera do primeiro turno. As campanhas e partidos podem distribuir adesivos e panfletos, realizar passeatas e carreatas.

Propaganda no rádio e na TV começa dia 28

Em 28 de agosto, começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa em 28 de agosto, 35 dias antes da antevéspera da eleição. Vai até o dia 1º de outubro.

Restrição de conteúdo feito por IA às vésperas das eleições

Uma das novidades da propaganda neste ano, é que fica proibida a distribuição de novos conteúdos gerados por inteligência artificial em sites e redes sociais dos candidatos 72 horas antes do primeiro turno, ou seja, a partir do dia 1º de outubro. O veto vai até 24 horas após a votação, ou seja, até o dia 5.

Essa regra foi aprovada pelo TSE e começa a valer neste ano. 

Pesquisa eleitoral confirma que eleitores ainda estão alheios ao pleito

Nesta quinta-feira (13), o IRG divulgou uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraná. Um dos dados que mais chamam a atenção é que na pesquisa espontânea – quando o eleitor tem que dizer o nome do candidato em quem votará, sem que lhe sejam apresentadas opções – 60,4% dos entrevistados respondeu que ainda não sabe em quem votar. Outro fato curioso é que alguns citaram nomes que não concorrerão ao cargo de governador, como Ratinho Júnior, Alexandre Curi e Gleisi Hoffmann.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos oito candidatos confirmados pelas convenções partidárias e seus vices, Sergio Moro e Edson Vasconcelos (PL) têm 40,2% das intenções de voto; Sandro Alex (PSD) e Rafael Greca (MDB), 24,8%; Requião Filho (PDT) e Michele Caputo (Solidariedade), 21%. Dentre os candidatos menos conhecidos da população, Luiz França e João Adolfo (Missão) têm 0,7%; Adriano Teixeira e José Carlos (PCO), 0,4%;  Samuel de Mattos e Helena Figueiredo (PSTU), 0,3%;  Tayná Miessa e William Araki (UP), 0,2%; e Alexandre Salomão e Daiana Criminacio (Mobiliza) têm 0,1%. Nesse mesmo quadro, Não sabe/Não respondeu representam 7,9% e Nenhum/Branco/Nulo outros 4,4%.

A pesquisa da IRG foi contratada pelo Grupo RIC e ouviu 1.350 eleitores no Paraná entre os dias 08 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2,67% pontos para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A sondagem está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-09301/2026.

1º Debate rende uma enxurrada de memes

Na noite do último domingo (09) ocorreu o primeiro debate entre os candidatos a governador do Paraná. Realizado pela Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, o debate seguiu as regras para convidar os participantes, conforme a Lei n° 9.504/97 e Resolução TSE n° 23.671/21. A legislação considera aptos para participar dos debates “os candidatos e as candidatas filiadas(os) a partido político com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares”. Com isso, foram convidados Sergio Moro, Sandro Alex e Requião Filho. As assessorias dos três principais candidatos ao governo do Paraná participaram das reuniões que definiram as regras do debate e confirmaram presença dos candidatos. Entretanto, poucas horas antes do debate, Sergio Moro publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que não iria ao debate.

O candidato alegou que não participaria do debate porque haveria um “jogo combinado” entre os dois adversários para atacá-lo.

A ausência de Moro gerou uma enxurrada de memes nas redes socias, classificando-o como medroso. Muitos deles aproveitando a ironia do candidato Requião Filho, que afirmou, logo após o debate, que Moro já podia sair de debaixo da cama, pois o debate já havia acabado.

Ao longo do debate, Sandro Alex e Requião Filho defenderam suas propostas e proferiram ataques mútuos.

Requião Filho criticou a venda de empresas como a Copel, o sistema de educação implementado pelo Governo Ratinho Júnior, a segurança pública e os salários pagos aos policiais. Defendeu o modelo de governo que foi feito pelo seu pai, Roberto Requião, no passado.

Sandro Alex desmentiu várias vezes as falas de Requião Filho, citou obras de pavimentação que o oponente desconhecia, como a ligação entre Cerro Azul e Doutor Ulysses (já em andamento), e criticou o modelo de governo de Roberto Requião. Defendeu as obras de infraestrutura do governo Ratinho Júnior, os índices do IDEB que colocaram o Paraná em destaque, dentre outras realizações do atual governo.   

Tempo de propaganda no Rádio e TV

A coligação liderada pelo PSD e encabeçada por Sandro Alex, com Rafael Greca (MDB) como vice terá a maior exposição no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão nas eleições de 2026.

Pelos cálculos com base na representatividade das bancadas federais dos partidos que compõem cada chapa, realizados pelo jornal Impacto Paraná, a aliança terá direito a 49,3% de todo o tempo destinado à disputa para o Governo, o equivalente a 4 minutos e 26 segundos em cada bloco de nove minutos.

O número supera com folga as demais chapas: a de Requião Filho (PDT) soma 124 deputados federais e terá 25,9% do tempo (2min20s por bloco), enquanto a de Sergio Moro (PL) reúne 118 parlamentares e ficará com 24,8% (2min14s).

Os outros cinco concorrentes não terão tempo de TV devido a não possuírem representação no Congresso Nacional.

Eleições

 O primeiro turno será realizado em 4 de outubro. Já o segundo turno, nos locais em que ele for necessário, está marcado para 25 de outubro.

Letícia Torres

Gostou? Compartilhe!