07/11/2024
O Corpo de Bombeiros e órgãos de apoio realizaram resgates de moradores e animais em áreas ilhadas, enquanto comerciantes contabilizam prejuízos e iniciam a limpeza
Uma intensa chuva que caiu sobre Irati durante toda a madrugada desta quinta-feira, 7 de novembro, provocou diversos alagamentos em várias regiões do município. Além da área central, bairros como Fósforo, Rio Bonito, Vila Nossa Senhora da Luz, Camacuã, Vila Matilde e Stroparo também foram fortemente atingidos, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Irati, causando transtornos para moradores e comerciantes.
Por volta das 5h15, o Corpo de Bombeiros começou a receber chamados de emergência. Muitas ruas importantes no centro, como a XV de Julho, Munhoz da Rocha e Carlos Thoms, ficaram inundadas, com água invadindo comércios e gerando prejuízos significativos para os proprietários. Na rua Carlos Thoms, uma caminhonete precisou ser içada para evitar que fosse arrastada pelas águas do rio que atravessa a via.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve registro de uma vítima de queda ao tentar caminhar em área alagada e de outras pessoas precisaram ser resgatadas de residências que ficaram ilhadas. Não houve ferimentos graves, mas vários veículos e residências foram tomados pela água. Além dos Bombeiros, a Defesa Civil Municipal, a Assistência Social e a Guarda Municipal de Irati apoiaram as operações, realizando resgates de pessoas, animais e veículos nas áreas mais afetadas.
Por volta das 8h30, a chuva diminuiu, e as águas começaram a escoar, permitindo que comerciantes iniciassem a limpeza de seus estabelecimentos. No entanto, o trânsito continuava complicado devido aos bloqueios montados pelo Departamento de Trânsito de Irati (Iratran) para garantir a segurança nas vias, muitas das quais ficaram com buracos e outros obstáculos.
A previsão para hoje e amanhã é de tempo chuvoso, mas com volume menor do que o registrado na madrugada.
Texto e fotos: Lenon Diego Gauron