08/11/2024
Uma intensa chuva caiu sobre Irati durante a madrugada de quinta-feira (07) e provocou vários alagamentos em diferentes regiões do município. Além da área central, bairros como Fósforo, Rio Bonito, Vila Nossa Senhora da Luz, Camacuã, Vila Matilde e Stroparo também foram atingidos, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Irati. Foram registrados aproximadamente 100 milímetros de chuva em apenas 30 minutos, o que causou transtornos para moradores e comerciantes.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Por volta das 5h15, o Corpo de Bombeiros começou a receber chamados de emergência. Muitas ruas importantes no centro, como a XV de Julho, Munhoz da Rocha e Carlos Thoms, ficaram inundadas. A água invadiu comércios e gerou prejuízos para os proprietários. Na rua Carlos Thoms, uma caminhonete precisou ser içada para evitar que fosse arrastada pelas águas do rio que atravessa a via.
Houve registro de uma vítima de queda ao tentar caminhar em área alagada e outras 6 pessoas precisaram ser resgatadas de residências que ficaram ilhadas. Além disso, 10 pessoas ficaram desalojadas e foram para casa de parentes ou amigos. Não houve registros de ferimentos graves, mas vários veículos e cerca de 100 residências e comércios foram tomados pela água. Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal, a Assistência Social e a Guarda Municipal de Irati apoiaram as operações, realizando o resgate de pessoas e animais. Também auxiliando a retirar veículos das áreas mais afetadas.
Por volta das 8h30, a chuva diminuiu, e as águas começaram a escoar, permitindo que comerciantes iniciassem a limpeza de seus estabelecimentos. No entanto, o trânsito continuava complicado devido aos bloqueios montados pelo Departamento de Trânsito de Irati (Iratran) para garantir a segurança nas vias, muitas das quais ficaram com buracos e outros obstáculos.
Nota técnica oficial da Secretaria de Urbanismo
O município de Irati enfrenta, há muitos anos, desafios significativos relacionados a enchentes e inundações, uma situação amplamente determinada pela sua geografia e topografia, além da quantidade considerável de recursos hídricos que atravessam nosso território. Embora não seja possível alterar esses fatores naturais, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, tem investido continuamente em melhorias e soluções de engenharia para minimizar esses impactos.
Nos últimos anos, foram aplicados milhões em projetos e obras de micro e macrodrenagem, além de dragagem dos rios e realização de estudos específicos para aprimorar a segurança e infraestrutura de áreas propensas a alagamentos. Contudo, para alcançar uma solução definitiva e totalmente eficaz, são necessárias várias ações integradas, que ainda estão em fase de desenvolvimento e cuja conclusão demandará alguns anos.
Apesar disso, os investimentos realizados até o momento têm sido fundamentais para a redução dos efeitos de situações de risco e preocupação, que anteriormente poderiam ter resultados alarmantes para a população. O que ocorreu nesta quinta-feira (07) poderia ter sido muito mais grave sem as intervenções feitas até aqui, que reduziram consideravelmente o impacto das enchentes.
A Prefeitura de Irati reforça o compromisso de continuar a desenvolver e implementar as etapas restantes desse projeto, com o objetivo de tornar nossa cidade cada vez mais preparada e segura para enfrentar eventos climáticos intensos.
Da Redação/ Hoje Centro Sul