facebook
27/07/2021

Centro de Processamento de Alimentos recebe equipamentos para panificação

Centro de Processamento de Alimentos recebe equipamentos para panificação

O Centro de Processamento de Alimentos (CPA) da Feira do Produtor Iratiense recebeu na sexta-feira (23), diversos equipamentos para fabricação de produtos de panificação, adquiridos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Foram entregues duas extrusoras, três misturadoras, seladoras de mesa e mesas inox.

A engenheira de alimentos, Daniele Schlumberger, explica que os alimentos e sucos produzidos com estes equipamentos serão destinados para a merenda das escolas e CMEIs. “Faremos pães, macarrão e biscoitos, tudo centralizado aqui no CPA. Os equipamentos serão utilizados para a realização de cursos, para cada vez mais, fortalecer os agricultores da nossa região, repassando todas as informações e ensinando, corretamente, como é feita a produção dos pães, bolachas e do macarrão”, frisou.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, ressaltou que os equipamentos servirão para melhorar o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da merenda escolar. Outros programas, como o Leite das Crianças, o Ecotroca e o Banco de Alimentos, passarão a ser coordenados dentro do CPA. “A Secretaria de Agricultura terá quatro programas sendo executados dentro do Centro de Processamento. Eles não se desligam da secretaria, mas passam a ser coordenados aqui neste espaço”, pontuou.

O prefeito Jorge Derbli acompanhou a entrega dos equipamentos, junto da vice-prefeita Ieda Waydzik. “São processadores para fazermos sucos para a merenda escolar, equipamentos modernos, câmara com ultracongelador para congelar os produtos processados aqui e fornos para fazer cursos de panificação e bolachas. Podemos fazer parcerias com o Provopar e outras entidades para isto”. Ele destacou que o conjunto de equipamentos entregues servirá para incrementar o trabalho da equipe do CPA.

Derbli enalteceu a qualidade da obra do CPA e exaltou o trabalho da equipe que atua no local. “Com este equipamento e com a equipe de engenheira de alimentos e nutricionista que temos aqui, teremos esta ponte que eu quero fazer entre o agricultor e a Secretaria de Educação com a merenda escolar. Grande parte de tudo o que é produzido aqui em Irati poderemos processar e entregar na merenda escolar. Ao mesmo tempo em que estamos apoiando a agricultura familiar e o homem do campo, comprando sua produção, estamos colocando nas mesas das escolas produtos naturais, frescos e de qualidade”, afirmou.

Outro projeto que será encaminhado para a Câmara de Vereadores pelo Executivo trata da aquisição das sobras de alimentos não vendidos pelos produtores da Feira para serem processados, embalados e encaminhados às escolas e CMEIs. “É uma união, uma integração, ajudamos o homem do campo e damos uma merenda de boa qualidade e nutritiva para os nossos alunos”.

Texto/fotos: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS