Celulares roubados podem ser bloqueados e rastreados
Sem nota fiscal, carregador, caixa e muito menos garantia. É desta maneira que muitos aparelhos celulares sem procedência são vendidos.
Os valores são convidativos, bem abaixo dos praticados em lojas especializadas nessa área. Muitas pessoas acreditam que estão fazendo um bom negócio quando decidem comprar em grupos de compra e venda ou daquele vizinho que não é muito conhecido, mas que está vendendo por um bom preço.Mas não se engane. Esse celular pode ser roubado.
O que fazer se seu celular for roubado?
O roubo de celular é comum na região, mas poucos sabem o que deve ser feito após terem sido roubados. O delegado de Polícia Civil de Irati, Paulo Ribeiro, comenta como proceder. “Primeiro a pessoa deve comparecer na delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Nós pedimos que se a pessoa possuir a nota fiscal do aparelho ou a caixa do aparelho, que traga,pois é onde vão constar os dados principais do aparelho para ficar um boletim mais completo. Vai constar o número do IMEI do aparelho que é a identificação do celular”, explica.
IMEI
Juliano Decol, proprietário de uma loja especializada no ramo de consertos e vendas de celulares, explica que o IMEI é a identidade do celular. “Todo celular possui um número de série, como se fosse uma identidade. Esse número chama-se IMEI. Ele é composto de 14, 15 dígitos. O que vale mesmo são os 14 primeiros. Ele é um número de fábricae começa com a numeração 35, com exceção do Iphone, que começa com a numeração 011 e 012”, relata.
O número do IMEI deve sempre ser guardado, para ser usado caso o seu celular seja roubado. “Quando a pessoa compra o celular, a primeira coisa que ela precisa fazer é pegar esse número e guardar. Ele vem na caixa ou ele vem no aparelho. Como muita gente joga a caixa fora, se perder o celular como vai saber esse número? Nas notas fiscais não vem. Então ele está geralmente ou na caixa ou no aparelho”, comenta Juliano.
Caso o proprietário do celular já tenha jogado fora a caixa e a nota fiscal, existe outra maneira de conseguir esse número. “Tem um comando que tem em qualquer celular que é *#06# que informa esse número para você”, ensina o empresário.
O empresário ainda alerta. “Caso o celular tenha dois chips, ele tem dois números. Caso ele tenha três chips, ele tem três números e se tem quatro chips, ele tem quatro números. Se eu perder meu celular eu preciso bloqueartodos os chips. Então quando eu compro um celular novo, eu preciso guardar o número de IMEIs de acordo com a quantidade de chips existentes no meu celular”, diz.
Caso bloqueie somente um chip, a pessoa que roubou o celular poderá usar os outros acessos. “Eu bloqueei o IMEI número um. O cara que pegou simplesmente coloca no chip dois e ele vai usar normalmente. Por isso a pessoa que comprar um celular deve abrir o comando, abre os chips que tiver, anota e guarda. É a primeira coisa que se deve fazer”, frisa Juliano.
Bloqueio
A melhor maneira para a pessoa fazer o bloqueio, é fazer primeiramente um boletim de ocorrência. Ele pode ser feito pela internet ou direto em uma delegacia. Caso o dono do celular não faça o boletim de ocorrência, e tente bloquear o celular, ele ficará bloqueado apenas três dias. Após esse período, ele volta a funcionar normal

