Celebração dos 100 anos do Centro Cultural Clube do Comércio ocorreu no sábado (26)

Por Redação 3 min de leitura

Na noite de sábado (26), ocorreu a solenidade oficial de comemoração do Centenário do Centro Cultural Clube do Comércio. A data escolhida para o evento foi o dia de fundação do clube, que há 100 anos foi criado em 26 de agosto de 1923.

O Clube do Comércio “foi palco de grandes eventos sociais, políticos, recreativos e até esportivos. Grandes bailes de debutantes e outros em fins de ano, com famosas orquestras brasileiras. Viveu com requinte os ciclos da madeira e da batata em Irati, refletindo a sociabilidade e riqueza da comunidade”, descreveu o historiador e sócio José Maria Orreda (in memoriam), para o jornal Hoje Centro Sul, em reportagem publicada no dia 21 de maio de 2008.

No evento oficial para celebração do centenário, os ex-presidentes e fundadores do Clube do Comércio foram homenageados; aconteceu um encontro das debutantes; e houve o lançamento do do livro “A Criança Adormecida”, do escritor iratiense Cesar Wescher. Animada e agradável, a noite festiva teve um repertório musical elaborado com primor pelos músicos Edu Trevisan e o maestro Wellington Costa.

Além da programação realizada no dia 26, desde o dia 28 de julho já vem ocorrendo outras atividades alusivas às comemorações do Centenário, como: Premiação dos Jogos Florais de Irati, do 4º Concurso Literário Foed Castro Chamma e do Concurso de Haicai; oficina de Trovas e apresentações artísticas; Festividades da BRASPOL, com cultura, oficinas e alimentos típicos poloneses; apresentações de músicos da Orquestra 15 de Julho e dos Corais Gaudeamus in Domino e Arcanjo Miguel; dentre outros.

Centro Cultural

Em 2007, após decisão por aclamação dos então sócios, a entidade passou a ter a denominação Centro Cultural Clube do Comércio, razão social na qual segue cadastrado até o presente momento.

“Na verdade, desde o começo já existia uma finalidade cultural”, explica o atual presidente, Vergílio Miguel Trevisan, ainda esclarecendo: “nossa preocupação, ao longo destas últimas décadas em que estivemos trabalhando no Clube, é a de que não seja desvirtuada a essência deste espaço. Quantos municípios têm a felicidade de contar com um espaço como este, numa das principais vias do centro da cidade, inteiramente dedicado à comunidade e com finalidade primordialmente cultural? Isso é raro, e é valioso. Precisamos cuidar desse patrimônio, porque ele é nosso, de todos os iratienses. Não é do Vergílio, não é da diretoria, não é dos sócios. É de Irati!”, afirma.

Atividades

No espaço do Centro Cultural Clube do Comércio são oferecidas aulas de violão, coral, instrumentos de orquestra, teclado, bateria, teoria musical, francês, polonês e italiano. O espaço também serve para consultas históricas, sedia encontros do coral Gaudeamus In Domino, do Grupo de Serestas de Irati, do Núcleo de Irati da Braspol, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), do projeto de Musicalização Artística Infantil (Muzarti), do Grêmio Haicai “Chão dos Pinheirais” e do Grupo de Canto João Paulo II.

Promove ainda sessões do Cine Clube Denise Stoklos, que são sempre gratuitas. Também vale ressaltar que é um equipame