Castração de mascote de escola solicitada por vereadores mirins é atendida pela Prefeitura
A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Defesa Animal, atendeu um pedido especial dos vereadores mirins da legislatura de 2022. Representantes da Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, localizada na comunidade rural de Rio do Couro, em reunião com o prefeito Jorge Derbli, solicitaram a castração da Tereza, uma cadela que é mascote dos estudantes.
De acordo com o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, o procedimento foi realizado e Tereza já recebeu alta e voltou para o convívio com os alunos. “Ficamos felizes em colaborar e atender esse pedido das crianças, que desde cedo aprendem o respeito e o amor aos animais”, comenta.
No final do ano passado, os integrantes da Câmara Mirim, projeto de educação e cidadania desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores, com parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visitaram a Prefeitura e em reunião com o prefeito Jorge Derbli solicitaram melhorias em suas comunidades, bairros e escolas. Já o vereador mirim Alexandro Kanarski, junto com o suplente Matheus Maneira, fez o pedido para a castração da mascote, o qual foi encaminhado para a Secretaria de Defesa Animal.
De acordo com o professor e vereador, Hélio de Mello, a Tereza conquistou as crianças com seu jeito. “Ninguém quis encaminhar ela para uma casa ou outro espaço, pois já faz parte do convívio com as crianças, com suas brincadeiras. Os vereadores mirins, junto com os outros alunos e professoras, resolveram fazer a indicação para que o Município realizasse a castração e neste ano deu certo”.
A cadela está bem, ainda em processo de recuperação da cirurgia e recebendo muito carinho dos estudantes. “Ela já faz parte da vida dos alunos”, ressalta Mello.
A Câmara Mirim deve eleger novos representantes em 2023, ainda neste primeiro semestre.
Texto/Fotos: Assessoria PMI

