facebook
12/11/2020

Casos suspeitos de Covid-19 estão sendo atendidos no ginásio do Parque Aquático

Casos suspeitos de Covid-19 estão sendo atendidos no ginásio do Parque Aquático

No início desta semana,  tendo em vista o número crescente de casos positivos de Covid-19 em Irati,  registrado principalmente nos últimos 15 dias, foi aberta uma segunda Unidade Sentinela para atendimento a casos suspeitos de Covid-19.  Irati já tinha uma Unidade Sentinela na UBS Joaquim Zarpellon e foi aberta uma segunda na UBS Adhemar Vieira de Araújo. Entretanto esta segunda unidade foi transferia para o ginásio do Parque Aquático.

O coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati (COEF), Agostinho Basso, explica porque o atendimento a casos suspeitos de Covid-19 deixou de ocorrer na UBS Adhemar Vieira de Araújo. “Observando as condições atmosféricas e chuva desta semana, e vendo que estavam se formando grandes filas, pela necessidade de distanciamento, optamos por abrir uma Unidade Sentinela bem maior, no Ginásio Fortunado Colaço Vaz, no Rio Bonito”, diz.

Segundo o ele, o ginásio tem condições para o atendimento simultâneo de até 230 pessoas sentadas com distanciamento. “Também nesta unidade, teremos de início dois profissionais médicos, mas comporta até cinco profissionais, consultando somente síndromes gripais suspeitas de Covid-19, além de todo um aparato para o trabalho técnico de coleta do PCR”, detalha  o enfermeiro.

Esta nova Unidade Sentinela vai funcionar sete dias na semana, até que este quadro crescente de contágio seja controlado. “Em 1º de novembro, a média móvel de novos casos de Covid-19 por dia, em Irati, era de 6,8, e hoje, dia 11, esta média está em 33,1. E as Unidades Sentinelas são locais específicos para atendimento às síndromes gripais e casos suspeitos de Covid. Servem ainda para a coleta do exame PCR, que é o exame padrão ‘ouro’ para a detectar do vírus da Covid-19”, comenta Agostinho.

Casos suspeitos requerem isolamento

“Uma vez coletado o exame, a pessoa entra automaticamente no isolamento domiciliar, onde não poderá sair de casa. E existem vários pacientes que coletaram exames, foram orientados, mas não estão respeitando o isolamento”, alerta o coordenador do COEF.

Agostinho acredita que, em grande parte, se deve a este desrespeito, o descontrole no número de casos positivos que Irati vem verificando. “Nosso sistema municipal de Saúde  vem se desdobrando para responder à crise como é necessário e evitar um colapso”, diz.

Além disso, segundo o  coordenador do COEF, outra preocupação é que a Santa Casa fez um alerta no início da tarde de quarta-feira (11), de que todos os leitos de UTI e enfermaria reservados à Covid-19 estavam ocupados. “Em razão disso, qualquer novo caso que exija internação será inevitavelmente transferido para qualquer hospital da grande região, a Macro-Leste, que contempla desde Laranjeiras, Guarapuava e Ponta Grossa, entre outros”, finaliza Basso.

O que fazer se tiver suspeita de Covid-19?

Devem procurar uma das Unidades Sentinelas de Irati  para passar por avaliações todos aqueles que estejam sentindo sintomas gripais, principalmente perda de olfato e paladar, dores de cabeça e febre persistentes e dificuldade respiratória.

Unidades Sentinela ativas:

- UBS Joaquim Zarpellon, para atender moradores da Vila São João, Gutierrez, Riozinho, Vila Raquel, Pedra Presta, Monjolo, Vila Rural, Promorar 1 e 2, Núcleo Fernando Gomes, Lagoa, Guamirim e regiões próximas.

- Ginásio do Rio Bonito, para atender moradores do centro, região de Gonçalves Júnior, DER, Marcelo, Fragatas, Tucholka, Canisianas, Vila Nova, Alto da Glória e demais imediações.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMI

Fotos: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS