facebook

Cartório Eleitoral de Irati prepara e testa as urnas eletrônicas para eleições municipais

30/09/2024

Cartório Eleitoral de Irati prepara e testa as urnas eletrônicas para eleições municipais

Foi realizada a cerimônia de testes das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 6 de outubro em Irati e Inácio Martins. Aberto ao público, o evento reforçou a transparência do processo eleitoral. Durante a cerimônia, foram demonstrados como funciona a carga do sistema oficial, a lacração e conferência das urnas, além da simulação de votação, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de setembro, o Cartório Eleitoral de Irati preparou as urnas eletrônicas que serão utilizadas em Irati e em Inácio Martins nas eleições municipais de 6 de outubro. Cada urna recebeu a carga do sistema oficial, foi conferida e lacrada.  As mídias que registram os votos também foram geradas.

A cerimônia de lacração das urnas, que é aberta ao público, foi transmitida ao vivo no programa Meio Dia em Notícias da Rádio Najuá no dia 23 e também disponibilizada nas redes sociais do Jornal Hoje Centro Sul e da emissora de rádio. 

O juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Dawber Gontijo Santos, comentou sobre a importância  de demonstrar o funcionamento do processo de votação. “É importante dar publicidade para isso para que as pessoas saibam que o processo de colocação de voto é lícito, é correto e isento de qualquer problema, de qualquer alegação que se possa fazer depois. Isso [carga do sistema oficial] é feito de urna a urna, segue um método muito claro, muito preciso. A urna é lacrada, é um processo confiável”, afirmou o magistrado, reiterando que não há possibilidade de ataques cibernéticos, uma vez que as urnas são totalmente isoladas, ou seja, não são conectadas à internet.

Os equipamentos também são lacrados, e no lacre constam as assinaturas dos representantes do Cartório Eleitoral, do Juiz Eleitoral e do Promotor de Justiça Eleitoral. "Na hora da contagem dos votos, quem quiser ver, pode ver o lacre ser retirado e aí sim se retira a mídia. Não tem como haver interferência entre a data de hoje [da lacração da urna] até a data de apuração do voto”, explicou o juiz eleitoral.

Nas eleições municipais deste ano, 220 urnas foram testadas e preparadas pelo Cartório Eleitoral de Irati, atividade aberta ao público, reforçando a transparência do processo eleitoral. Os equipamentos serão utilizados em 185 seções oficiais e 35 urnas são de contingência – poderão ser utilizadas caso sejam necessárias substituições.  

No total, mais de mil colaboradores estão envolvidos no processo das eleições municipais, incluindo mesários, coordenadores de acessibilidade e motoristas.

Zerésima e boletim de urna

Após a preparação das urnas, um dos equipamentos foi escolhido aleatoriamente pelas equipes da Najuá e Hoje Centro Sul para teste. A chefe do cartório eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, realizou o procedimento inicial da cerimônia de demonstração do funcionamento do equipamento, imprimindo a zerésima. “A zerésima é um documento oficial, que vai fazer parte da junta apuradora. Ela demonstra que não tem nenhum voto naquela urna eletrônica”, explicou.  Esse procedimento será realizado antes do início das votações, no dia 06 de outubro, em cada urna.

Ao final da votação sempre é emitido o boletim de urna, documento que contém todos os votos feitos pelos eleitores naquele equipamento. Esse boletim é disposto no lado de fora do local de votação, acessível a qualquer cidadão. Nele está incluso um QR Code, que permite a qualquer cidadão acompanhar a apuração dos votos por meio do aplicativo "Boletim na Mão", desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Simulação de voto

Para comprovar o pleno funcionamento das urnas, uma simulação de votação foi realizada com a participação da jornalista Letícia Torres, do Hoje Centro Sul. A cerimônia de testes faz parte de um conjunto de procedimentos determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando garantir a transparência e a confiabilidade do processo de votação.

Letícia realizou a simulação de voto três vezes, uma para cada candidatos a prefeito de Irati e, em seguida, conferiu que os três votos no boletim de urna.

Neste ano, uma novidade destacada pela chefe do cartório eleitoral de Irati é que o sistema das urnas estará ligeiramente mais lento, para permitir que os eleitores possam conferir seus votos com mais atenção, uma demanda das eleições anteriores.

Transmissão dos votos

Após o final da votação oficial, as mídias contendo os votos são encaminhadas ao cartório eleitoral e o processo de transmissão dos votos ao TSE é feito através da internet. “Quando termina a votação, o mesário tira da urna esse pendrive e coloca em uma bolsa. Nós fazemos um roteiro de recolhimento dessas mídias e, à medida que elas vão chegando em nosso cartório, nós plugamos essas mídias em nossos computadores que são devidamente preparados para a transmissão de dados para o TSE”, explicou a chefe do cartório eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira.

Ela reforçou que é possível conferir os dados impressos na porta das seções eleitorais, por meio dos boletins de urna, com o resultado final divulgado pelo TSE, comprovando que não há interferências durante a transmissão dos dados.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Comentários

A Edição 1626 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580