Cartão de crédito é um dos principais problemas em compras online de iratienses
Conheça alguns cuidados que o consumidor deve ter nas compras online
Compras pela internet se tornam cada vez mais comuns atualmente. Junto a isso, muitas pessoas também enfrentam problemas no momento das compras, como dificuldades de pagamento e entrega.
Flávio Druczkoski Filho, técnico do Programa de Proteção ao Consumidor (PROCON), explica a forma de pagamento que causa maior problema em Irati e a dificuldade de se recuperar o dinheiro. “A maioria dos problemas em Irati é pelo cartão de crédito. É possível estornar, [a compra] tem o prazo de arrependimento do código para sete dias. É um procedimento difícil, é necessário mandar carta, escancear documento, e não há devolução do dinheiro. A devolução acontece no cartão e demora de 30 a 90 dias”, conta.
Aconselha-se antes de fazer uma compra pela internet, fazer uma pesquisa no site do PROCON e no site Reclame Aqui, para procurar saber se a empresa é confiável. Flávio explica que a pesquisa pode ser feita também através da Associação Comercial de Irati (ACIAI), no caso de Irati, ou em outras associações comerciais. “Para uma confiança maior, você pode entrar em contato com a associação comercial da cidade, para conseguir endereço, proprietário, CNPJ. Seria uma forma de ter garantia de pelo menos, que a empresa existe”, disse.
Uma forma segura é utilizar empresas especializadas em pagamentos eletrônicos, empresas que agem como bancos online, como PagSeguro e Mercado Pago. “Outra forma confiável seria verificar intermediador, que seria pelo PagSeguro e Mercado Pago, que são autorizados. Com essas empresas você tem uma segurança maior”, afirmou.
Não são recomendadas compras por transferência bancária. Muitos sites tem a opção de transferência por meio de bancos físicos, o que pode colocar em risco a entrega do produto, já que não há comprovação de compra. “Por transferência bancária a única confiança que você vai ter é a indicação de outros consumidores. O dinheiro que você transferiu para uma conta, pode ser uma conta fantasma, que não existe. Fica cada vez mais difícil recuperar esse dinheiro. Não terá segurança como tem com o cartão de crédito, que além da operadora tem os bancos vinculados, têm as lojas, que facilitam o procedimento”, explicou.
Compras de jogos virtuais, onde o produto adquirido não é físico, é necessário recorrer ao Procon nacional, visto que a maioria dessas empresas não reside no Brasil, tem apenas sedes. “Várias cobranças e setores de empresas de jogos são fora do país. Nós não podemos fazer nada, porque em Irati não temos ninguém que tenha a praticidade dos idiomas para recorrer”, reforçou Flávio.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Jonas Stefanechen/Hoje Centro Sul

