Carretas do Conhecimento iniciam cursos em Fazenda Rio Grande nesta semana
Cursos de qualificação profissional são gratuitos, têm duração de cerca de um mês e atenderão duas turmas cada. Projeto é uma parceria do Governo do Estado com a Volkswagen e o Senai.
O projeto Carretas do Conhecimento, que leva qualificação profissional gratuita a trabalhadores paranaenses, iniciou nesta segunda-feira (16) os cursos de automação industrial em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele são gratuitos, têm duração de cerca de um mês (80 horas) e atenderão duas turmas (tarde e noite).
O curso de confecção em Inácio Martins, no Centro-Sul, também programado para esta segunda, foi adiado para o dia 30. O conteúdo abrange diversos tipos de máquinas, equipamentos e acessórios de corte e costura à nível industrial, diferentes tipos de roupas e tecidos, além da montagem final das peças. Ao todo serão 40 alunos.
As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas de qualificação no Paraná. São ofertados cursos em dez áreas. “Esse projeto é fruto do nosso diálogo do Governo do Estado, por meio da secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, com o setor produtivo, que se concretizou na parceria com o Senai e a Volkswagen para qualificar trabalhadores”, explica o secretário Rogério Carboni.
Ele destaca que só em 2022 serão concluídas 126 turmas em 55 cidades do Paraná. “A qualificação é importante para que as Agências do Trabalhador possam atender as necessidades das empresas que oferecem oportunidades através do sistema Sine”, acrescenta.
Cursos
Em Fazenda Rio Grande, a Carreta do Conhecimento ficará estacionada na Praça Brasil, no bairro Nações, e atenderá 36 alunos. No curso de automação industrial eles terão acessos a equipamentos e dispositivos utilizados para automatização de processos nas indústrias, como controladores, válvulas, atuadores pneumáticos, sensores. São abordados fundamentos de física, uso de diversos equipamentos industriais, sistemas de software e hardware industriais, como também formação ética e profissional voltada para o empreendedorismo.
Ações
As Carretas do Conhecimento fazem parte da série de iniciativas que Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, oferece aos trabalhadores para qualificação e oportunidade de emprego. Um dos destaques são os mutirões temáticos, ofertados pelas Agências do Trabalhador. Em Curitiba já foram realizados os mutirões de empregos para supermercados e telemarketing.
Nesta terça-feira (17), acontece o mutirão da empregabilidade LGBTI+ em Curitiba e em várias Agências do Trabalhador do Paraná. No dia 26 haverá outro voltado para pessoas com mais de 50 anos.
Outras ações são o programa Emprega Mais Paraná, nos municípios, com ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante para ofertar vagas captadas em empresas das respectivas regiões. Nesta semana os ônibus estarão em

