facebook

Candidatos a prefeito de São Mateus do Sul citam suas principais propostas

Conheça um pouco mais sobre os planos de governo dos candidatos Fernanda Garcia Sardanha (PSD) e Jorge Wallace Manfroni (PSDB)

16/09/2024

Candidatos a prefeito de São Mateus do Sul citam suas principais propostas

Jorge Manfroni

Jorge Wallace Manfroni (PSDB) tem 45 anos, é ex-secretário de Educação, Cultura e Turismo e, atualmente é vereador. Professor de ensino médio, ele tem como vice o candidato Manoel Ferretto (PL). Concorrem pela coligação “O Futuro Começa Agora” - PL / PRD / PRTB / Republicanos / Federação PSDB Cidadania.

Responsabilidade fiscal e atendimento a necessidades reais

Para Manfroni, a avaliação detalhada das contas do município é a prioridade inicial. "Vejo com muita preocupação o crescimento, a meu ver desordenado, dos gastos da prefeitura. Por isso, minha primeira prioridade será fazer uma análise detalhada e realista da situação das contas públicas para avaliar em que medida os elevados gastos que estão sendo feitos poderão estar comprometendo o futuro, de médio e de longo prazo, das finanças municipais", afirmou.

De acordo com ele, a responsabilidade fiscal está diretamente ligada à segunda prioridade de sua gestão: a melhoria dos serviços sociais. "Meu receio é que o descontrole financeiro, já ocorrido em ocasiões passadas na história da prefeitura, comprometa minha segunda grande prioridade: dar melhor atendimento à área social, que engloba a prestação de serviços na saúde, educação e assistência. Como vereador, recebo queixas e reclamações que denotam déficits e carências nessas áreas, enquanto as pessoas veem a realização de gastos vultosos com algumas obras cuja prioridade seria, no mínimo, discutível”, declarou.

Manfroni também afirma que pretende usar os recursos públicos para atender as necessidades reais das pessoas. "Planejar, priorizar e executar com eficiência o atendimento às necessidades reais da nossa população, tanto na cidade como no interior; garantir que, com o uso adequado dos bens e recursos, a prefeitura possa ser o suporte e a força indutora do desenvolvimento econômico e social crescente do nosso município", disse.

Ele destacou ainda que São Mateus do Sul, que conta com aproximadamente 6 mil quilômetros de estradas rurais. "Nossos moradores precisam ser atendidos nas suas necessidades de locomoção, transportes e apoio à produção, para que continuem dando sua extraordinária contribuição ao nosso desenvolvimento econômico. Nossas crianças e adolescentes, cujo preparo em direção à vida adulta se dá nas creches e escolas municipais, precisam de estrutura adequada e segurança nesses seus primeiros passos", descreveu.

Desafios

Segundo Manfroni, a gestão municipal terá que lidar com a redução dos recursos provenientes de royalties e com a queda nas receitas correntes devido à perda de uma posição na escala de recebimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Os recursos extraordinários que a atual gestão recebeu, provenientes de royalties atrasados pagos pela Petrobras, não são recorrentes, ou seja, não se repetirão. Portanto, se forem assumidos agora compromissos de caráter permanente com base numa bonança atual que é temporária, teremos problemas. Pelo seu vulto, os recursos dos royalties deveriam ter sido objeto de estudos mais sérios, visando seu bom uso com vistas aos interesses de longo prazo do município”, disse o candidato.

Ele sugeriu como esse montante poderia ser investido e citou áreas como saúde e educação. “A ‘folga’ orçamentária gerada poderia suprir várias outras demandas como também investimentos em desenvolvimento, saúde e educação. Ainda visando o equacionamento do déficit atuarial do fundo de previdência dos servidores municipais, que é grande e crescente, pois nos últimos dois anos, 2022 e 2023 é da ordem de R$ 7.200.000,00”, afirmou.

Manfroni comentou também sobre a queda no FPM. “A perda de uma posição na escala de recebimento do FPM, o fundo federal que transfere recursos para os municípios, deveu-se à redução populacional que nos foi atribuída após o último censo do IBGE, em comparação ao degrau superior que São Mateus ocupava, por estimativa, naquela escala. A segunda causa está a caminho:  a reforma tributária em fase final de aprovação no Congresso extingue o ISSQN, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Trata-se de um imposto municipal que é muito significativo em valor no caso específico de São Mateus, embora não seja relevante na maioria dos municípios brasileiros de porte parecido com o nosso, ou menores. Portanto, sua permanência não teve muitos defensores durante as discussões sobre a reforma tributária, e é uma extinção que vai nos prejudicar bastante”, avaliou o candidato.

Inovação na gestão pública

Em relação às inovações que pretende levar para o município, Manfroni destacou a importância de um órgão de planejamento para atuar em conjunto com entidades sociais e falou sobre a criação de um aplicativo para celulares com os serviços da prefeitura disponíveis à população. “Através de um órgão de planejamento bem estruturado, pretendemos atuar em conjunto com os atores sociais identificando as necessidades e prospectando as potencialidades setoriais do município. A partir daí, vamos procurar instituições que possam ser parceiras na busca de oportunidades e soluções novas para o bom aproveitamento das nossas potencialidades, como SEBRAE, SENAI, órgãos estaduais de planejamento, indústria e comércio. Temos uma  produção agropecuária crescente e diversificada, temos  localização geográfica e rodoviária  estratégicas, temos nossa variedade étnica e cultural, temos qualidade de vida urbana reconhecida em vários estudos comparativos,  o dinamismo do nosso setor de comércio e serviços  -  uma soma de ativos econômicos privilegiada que, com criatividade e união de esforços, podem se beneficiar de inovações tecnológicas e gerenciais e serem cada vez mais bem aproveitados, incrementando nosso desenvolvimento econômico e social e  a geração de empregos e rendas. Uma das nossas iniciativas será a criação do Aplicativo Prefeitura na Palma da sua mão, para que todos os munícipes possam solicitar serviços e ter acesso a informações”, detalhou.

Compromisso com a comunidade

Questionado sobre por que os eleitores devem escolhê-lo como prefeito, Manfroni disse: "Tenho experiência acumulada como gestor, mas antes de mais nada sou professor, educador por profissão e por vocação. Ensinar é servir. [...] Para mim, foi a porta de entrada na vida pública, porque entendi que, em função pública, poderia contribuir com mais efetividade para que nossas crianças e jovens, ao crescerem, encontrem aqui um ambiente melhor, com mais oportunidades de realizar suas aspirações e anseios". E ele acrescentou: “Esse portanto é o meu desejo e compromisso:  trabalhar com honestidade e responsabilidade, contribuir com meu esforço para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico e social do município, em prol da nossa e das próximas gerações de são-mateuenses”.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Fernanda Sardanha

Fernanda Garcia Sardanha, atual prefeita de São Mateus do Sul, é candidata à reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). Aos 44 anos, Fernanda tem Ensino Superior completo e já conta com uma trajetória marcada pela gestão pública. Ela tem como candidato a vice o atual vice-prefeito, o empresário Adão Brudnicki Staniszewski (Progressistas). Eles concorrem pela coligação "Avança Mais (+) Samas", que reúne os partidos PSD, Solidariedade, PP, MDB, NOVO e PSB.

Prioridades de governo

Com foco no desenvolvimento econômico, educação e infraestrutura, Fernanda destacou três prioridades para seu próximo mandato, caso seja reeleita. "Estamos trabalhando para concretizar o novo Distrito Industrial com a disponibilização de mais de 54 lotes com toda infraestrutura para instalação de novas empresas. Atualmente temos protocolos de intenção de instalação de mais de 30 empresas em nosso município, aguardando a licitação das novas áreas", afirmou a candidata.

Outra prioridade é a educação superior. Fernanda pretende dar continuidade às negociações para a instalação de uma Universidade Federal em São Mateus do Sul. "Julgo de extrema importância e relevância disponibilizarmos para os nossos munícipes os cursos de graduação e pós-graduação, e partir da formação garantir a inserção no mercado de trabalho", disse a prefeita, candidata à reeleição.

Em relação à infraestrutura, Fernanda afirma que pretende pavimentar mais ruas da cidade e cita que buscará melhorar a qualidade de vida das pessoas através do investimento no esporte. "Infraestrutura, priorizarmos a pavimentação das nossas ruas e investiremos na construção de centros esportivos nas comunidades ", completou.

Desafios e inovações

Fernanda destacou que um dos maiores desafios de São Mateus do Sul para os próximos anos será lidar com os impactos das mudanças climáticas. "Os maiores desafios que enfrentaremos no nosso município são as mudanças climáticas, para isso teremos que priorizar o projeto de contenção de cheias, pois nosso município é agraciado com nascentes e rios de grande porte. Investiremos recursos para revitalização e adequação do Rio Canoas”, explicou

Outro desafio, segundo ela, é a manutenção da arrecadação municipal. Fernanda ressaltou a importância de manter o equilíbrio fiscal e garantir que o crescimento da receita acompanhe os investimentos feitos na cidade. "Outro desafio para o próximo governo é a manutenção da arrecadação, ou seja, o crescimento da receita do município em relação ao superávit primário, isto é, aferir mais ganhos do que gastos, crescimento de emprego e renda", disse a candidata.

Perfil de gestão

“Trabalhando com uma administração participativa priorizamos investimentos”, disse, sobre o perfil de sua próxima gestação, caso seja reeleita.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1616
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580