12/09/2024
Fabio Chiqueto
O candidato a prefeito de Rebouças Fabio Marcelo Chiqueto (PSD) tem 52 anos e é empresário. Seu vice é Claudemir dos Santos Herthel (PL), e a coligação que os apoia é composta por PDT, PL, PRD, PRTB, UNIÃO e PSD, sob o lema "Novo Tempo, Nova Esperança".
Prioridades de Governo
Ao ser questionado sobre as três principais prioridades para sua gestão, Chiqueto foi direto: “saúde, as estradas do interior e a geração de empregos.”
Para a saúde, o candidato quer fortalecer o atendimento hospitalar. “Nós vamos melhorar o atendimento fortalecendo as relações com o nosso hospital, melhorando as condições e também ampliando os valores pagos e, por outro lado, elaborando um contrato melhor onde o hospital receba uma diferença de acordo com o que presta a mais de atendimento vinculado à avaliação dos usuários. Então, atender o número que está escrito no contrato e não teve reclamações, vamos dizer assim, vai ser possível, então, a gente gratificar o hospital”, afirmou.
Chiqueto também planeja expandir a cobertura de exames e especialidades. “Também a gente quer fazer na parte que é atenção básica de saúde, ou seja, no que diz respeito à própria prefeitura, nós queremos melhorar a cobertura dos exames e também as especialidades”, disse.
Outra proposta é criar um atendimento voltado aos trabalhadores, estendendo o horário de funcionamento dos postos de saúde. “Fazendo com que o trabalhador possa ser atendido depois que encerra o expediente de trabalho”, propõe.
Geração de empregos e infraestrutura
Em relação à geração de empregos, Chiqueto aposta na qualificação da mão de obra local e na criação de um novo parque industrial .
“Com relação ao emprego, nós vamos desenvolver cursos, em parceria com SESI, SENAC, SENAI, SENAR, vamos qualificar nossa mão de obra para que o nosso povo qualificado tenha maior inserção no mercado de trabalho. Vamos destinar uma área ao longo da rodovia nova, da PR-990 que está saindo, para que as empresas que queiram vir se instalar aqui tenham disponível um novo parque industrial e melhorado. Com o início das obras nós teremos muita geração de emprego e renda só com o fato da construção dessa rodovia que liga Rebouças ao Marmeleiro”, avaliou o candidato.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Também na infraestrutura, no que tange as estradas do interior, Chiqueto propõe investimentos na conservação das vias rurais. “Nós vamos melhorar bastante as estradas do interior. A gente quer procurar fazer um trabalho igual faz a Patrulha, já deixando um pouco mais largas as estradas, deixando que tenha mais incidência de sol, vamos atrás de emendas parlamentares a nível estadual e federal, para que nós possamos investir em equipamentos destinados à conservação e manutenção das nossas estradas e investir pesado em cascalho, que é isso que o nosso povo quer. Vamos criar também o programa Porteira Adentro, para que depois que sejam feitas as estradas principais, a gente tenha condição de atender os agricultores também nos acessos às entradas particulares”, afirmou.
Desafios e inovações
“Nós queremos, na verdade, profissionalizar a administração. Recursos nós teremos, porque o Paraná vai viver um ‘boom’ de desenvolvimento econômico. São informações que a gente tem do Governo do Estado. Então, nós temos que também melhorar bastante a nossa área de projetos e a nossa área de engenharia na prefeitura, fazendo com que Rebouças esteja bem qualificada para elaborar muitos projetos em nível estadual e federal”, descreveu.
Entre as inovações propostas, ele destaca a ideia da criação de um departamento de pesquisa e desenvolvimento para monitorar projetos. “Nós vamos contratar uma pessoa que fala inglês e espanhol, que tenha pós-graduação e o mestrado. E essa pessoa vai ficar todos os dias indo atrás de programas com que a gente possa fazer convênio. Se der para fazer um convênio, por exemplo, através da Crédito de Carbono fora do Brasil, com algum país na Europa ou nos Estados Unidos, nós vamos aplicar esse dinheiro nas estradas rurais. Para o recurso que venha a fundo perdido, nós vamos investir na pavimentação das estradas rurais. Aliás, esse é o nosso principal desafio dessa gestão: a gente conseguir pavimentar o maior volume possível de estradas no interior. Pode ser com pedra, mas a nossa preferência é a de asfalto”, disse.
Perfil de gestão
Chiqueto ressaltou que possui experiência como gestor empresarial, o que no ponto de vista dele será fundamental para a administração pública. “Nós vamos adotar menos política e mais profissionalismo. Então as pessoas vão ter nos seus cargos chaves os secretários, nós colocaremos pessoas qualificadas, nós queremos profissionalizar a administração, nós queremos colocar metas e acima de tudo essas metas sejam avaliadas mensalmente. O secretário vai trabalhar como se fosse o gerente de uma empresa, vai ter que cumprir metas, vai ter que chegar ao próximo, muito próximo das metas, a ideia é que possam superá-las.”, afirma.
Perguntado por que os eleitores e eleitoras devem o escolher como prefeito, Chiqueto destacou sua experiência e habilidade em liderar equipes e implementar melhorias. “Eu não me considero melhor que os outros, eu me considero mais preparado, aliás muito mais preparado, tanto pela experiência que tenho como gestor público [...]. Sou formado, sou pós-graduado, eu entendo de pessoas, eu entendo de time, eu sei formar equipes, eu sei liderar, eu sei conduzir, eu sei cobrar e também sei reconhecer, portanto essa é uma das grandes características do líder moderno”, finalizou.
Mirian Castagnoli
A candidata à prefeita de Rebouças Mirian Terezinha Bittencourt Castagnoli (Cidadania) tem 65 anos e é aposentada. Ela propõe uma gestão focada na renovação com ética e transparência, e conta com Celso das Graças de Lara (Cidadania) como seu vice na chapa. A coligação “Renovação, Ética e Progresso” abrange os partidos Mobiliza e Federação PSDB Cidadania.
Prioridades de governo
Mirian delineou as prioridades de administração: ““Infraestrutura, saúde e educação: Nossa proposta busca fortalecer a infraestrutura de Rebouças, com ênfase na melhoria das vias urbanas e rurais, garantindo acessibilidade e segurança para todos. Na saúde priorizaremos o atendimento humanizado com ampliação dos serviços básicos e especializados. Temos como um dos projetos a implantação da Farmácia Móvel com o objetivo de favorecer a população rural com a distribuição gratuita de remédios proveniente do Sistema Único de Saúde. Educação, investiremos na formação continuada dos professores e na valorização dos trabalhadores em educação e na modernização das escolas, assegurando um ensino de qualidade”, afirmou.
Desafios e inovações
A candidata afirmou que a situação é crítica no pátio de máquinas do município de Rebouças e avaliou isso como um dos maiores desafios para os próximos anos. “A maior dificuldade na minha visão é o pátio de máquinas: Reconhecemos a situação crítica do pátio de máquinas como um dos maiores desafios. Nosso compromisso é realizar a revitalização, capacitação dos profissionais e modernização dos equipamentos, otimizando o uso dos recursos e garantindo maior eficiência na manutenção das vias rurais e urbanas,” disse.
Quanto às inovações, Mirian propõe uma administração participativa que acredita ser essencial para uma gestão eficaz.
“Uma administração participativa onde todos terão voz através das associações comunitárias e conselhos municipais. Acreditamos que a participação de todos é fundamental para uma gestão transparente e eficaz. Fortaleceremos as associações comunitárias e os conselhos municipais, incentivando a colaboração ativa dos cidadãos nas decisões e aplicaremos uma gestão técnica, baseada em dados e boas práticas para alcançar resultados eficientes”, disse.
Perfil de gestão
Mirian destaca seu compromisso com a comunidade e a renovação ética como diferenciais da sua candidatura, que busca o desenvolvimento sustentável de Rebouças.
“Pelo compromisso com a comunidade. Nossa proposta é de renovação com ética, transparência e dedicação. Buscando o progresso do Município. Nosso compromisso é claro: renovação com ética, transparência e um foco inabalável no progresso de Rebouças. Queremos uma gestão que priorize o bem-estar da comunidade, assegurando que cada ação e decisão sejam pautadas pela responsabilidade e pelo desenvolvimento sustentável do município. Este é o nosso compromisso”, finalizou a candidata.
Laercio Antonio Cipriano
O candidato a prefeito de Rebouças, Laercio Antonio Cipriano (PP) tem 49 anos, atualmente é vereador, e tem como vice Maurinho Paluch (PSB), e a coligação que os apoia é composta por PP, SOLIDARIEDADE, REPUBLICANOS, MDB, PODE, PSB, Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FÉ BRASIL (PT/PC do B/PV)
Prioridades de governo
Laercio destacou três áreas principais como prioridade para sua gestão: saúde, educação e desenvolvimento econômico.
Em termos de desenvolvimento econômico, Laercio propõe a criação de cursos profissionalizantes para suprir a carência de mão de obra qualificada no comércio local. “Precisamos aumentar a renda per capita da população reboucense. Um grande desafio será fortalecer nosso comércio local para que o salário base municipal tenha um acréscimo. Para isso intensificaremos esforços na vinda de cursos profissionalizantes para os cargos de maior carência. Vamos preparar melhor a mão de obra para que o nosso comércio não sofra tanto com a falta de funcionários qualificados. Com pessoas mais bem preparadas, as empresas terão melhor rendimento e, por consequência, a possibilidade de aumentar os salários. Desta forma a população terá maior poder de compra.
Outro desafio citado por Laercio é a ampliação das escolas em tempo período integral, o que ele acredita ser fundamental para o desenvolvimento das crianças do município. “Outro desafio que teremos, e que é prioridade no nosso governo, é a preparação das nossas escolas para atenderem em período integral. Quanto mais tempo a criança estiver na escola, mais atividades realizará. Isso fará com que ela se desenvolva ainda mais”, disse.
Inovações
Para inovar na administração pública, Laercio pretende implantar uma equipe de projetos dentro da Prefeitura. “No nosso governo implantaremos dentro da prefeitura uma equipe de projetos. Essa equipe atenderá todas as secretarias na elaboração de projetos seja para busca de recursos como também para o desenvolvimento de atividades. É muito importante que tenhamos projetos mais bem elaborados para serem enviados para nossos representantes federais e estaduais, empresas de fomento, instituições de crédito. Com projetos mais robustos e mais técnicos, teremos melhores resultados nos propósitos de tais, aumentando o recebimento de verbas e, consequentemente, melhorando a situação do nosso município”, afirmou.
Perfil de gestão
Com uma trajetória na vida pública, Laercio se considera preparado para enfrentar os desafios da administração municipal. Ele ressaltou sua experiência como vereador e secretário, o que lhe confere, segundo ele, a tranquilidade necessária para administrar Rebouças. “Já estou da vida pública há muitos anos e conheço bem a estrutura municipal. Já fui vereador e secretário e sei as dificuldades que nosso povo tem. Minha experiência me dá tranquilidade para administrar o município e trabalhar com toda a burocracia que existe. Além de tudo isso, tenho bastante respaldo de parceiros políticos, tanto na esfera estadual quanto da federal. Esse bom relacionamento com vários deputados facilitará nosso acesso aos seus gabinetes e resolver as demandas que Rebouças terá. Sou o candidato que veio do povo humilde, trabalhador. Vim da agricultura e valorizo muito nossa gente, desde o pequeno até o grande produtor”, finalizou.
Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: TSE/DivulgaCand