Candidatos a prefeito de Mallet destacam suas principais metas de gestão

Por Redação 3 min de leitura

Conheça as principais propostas dos candidatos Francisco José Makoski (PSD), Gilberto Karvoski (Republicanos) e Rogério da Silva Almeida (PSDB). Apesar de ter dito que participaria da entrevista, o candidato Pedro Kowalczyk (União Brasil) não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem até o fechamento desta edição, mesmo tendo sido informado sobre o prazo

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Francisco José Makoski

Francisco José Makoski é candidato à prefeitura de Mallet pelo Partido Social Democrático (PSD). Aos 53 anos, casado e com ensino médio completo, Francisco é empresário e atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito. Sua coligação “Mallet para Todos” é composta pelo PSD e PP. Tem como candidata à vice Lorena Aparecida Soares, também do PSD.

Prioridades de governo

Francisco destacou três áreas principais que nortearão sua gestão: saúde, educação e infraestrutura. Na área da saúde, sua proposta é ampliar o atendimento humanizado e específico para diferentes grupos da população. “Nosso foco é oferecer um atendimento completo e humanizado. Vamos ampliar o suporte ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e implantar o Projeto ‘Mallet para Elas’, com atendimento especializado para mulheres. Além disso, o programa ‘Mais Cuidado em Casa’ levará cuidados paliativos diretamente às residências. Também modernizaremos nossa infraestrutura, construindo novas unidades de saúde e ampliando serviços, como a telemedicina, para garantir mais eficiência e acesso à saúde”, explicou.

Na educação, o candidato propõe ampliar o ensino em tempo integral. “A Educação Integral, em tempo ampliadom será uma prioridade, pois acreditamos que a educação transforma vidas. Vamos integrar atividades extracurriculares, como esportes, cultura e tecnologia, em um ambiente que promova a autonomia dos alunos. Novos CMEIs serão construídos para aumentar o número de vagas, e as escolas existentes serão modernizadas, oferecendo uma infraestrutura completa e adequada às necessidades dos estudantes”, afirmou.

Em relação à infraestrutura, o Francisco informa que pretende fazer melhorias urbanas, como pavimentação, revitalização e novos projetos. “Vamos focar na ampliação da infraestrutura urbana, com projetos de pavimentação, revitalização de áreas centrais e criação ou ampliação de espaços públicos, como ciclovias e quadras esportivas, oferecendo mais qualidade de vida e lazer para a população”, disse.

Desafios do futuro

Para o candidato, o maior desafio para os próximos anos será encontrar um equilíbrio entre o crescimento urbano e a preservação do meio ambiente. “O maior desafio que Mallet enfrentará nos próximos anos será o equilíbrio entre crescimento urbano e sustentabilidade. À medida que o município continua se desenvolvendo, a demanda por infraestrutura e serviços públicos aumentará, assim como a necessidade de melhorias na mobilidade rural e