Candidatos a prefeito de Fernandes Pinheiro não comparecem em debate
A Rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul planejaram realizar um debate entre os candidatos a prefeito de Fernandes Pinheiro, para que eles pudessem expor suas propostas e o seu plano de governo na noite de ontem. Porém, os candidatos Eliton Rosene Pabis (Progressistas) e Oziel Neivert (União Brasil) não compareceram.
Oziel não repassou o motivo de sua ausência e nem ele, nem sua assessoria respondeu nossas mensagens de WhatsApp, quando foi questionamos se o candidato participaria do debate.
Já Rosene, através de sua assessoria, encaminhou uma nota ao diretor do jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk, informando que o candidato não estaria presente. “Eu, Rosene Pabis, candidato a Prefeito de Fernandes Pinheiro, em meu nome e da Vice Alda, comunicamos que, em razão do curto período de tempo para realização da Campanha Eleitoral, a qual estamos apenas a 32 dias da eleição, optamos por não participar do Debate realizado pela Rádio Najuá. Seguimos firmes e fortes na campanha, visitando os eleitores de casa em casa pessoalmente, e levando o Plano de Governo, o qual estamos preparados a fazer pelo Nosso Município”, diz um trecho da nota do candidato justificando sua ausência no debate.
Para organizar o debate, os partidos que indicaram candidatos a prefeito foram convidados para uma reunião de esclarecimento das regras, conforme previsto em lei. A reunião ocorreu no dia 19 de agosto e teve a presença de Queila Lovato, que representou o candidato Rosene. Já o representante do candidato Oziel, que seria o seu vice Cristian Czelusniak, justificou que não participou da reunião em função da “correria de campanha”, mas disse que o candidato tinha interesse de participar do debate. A equipe de Oziel foi notificada sobre a data, horário e as regras do debate. A Justiça Eleitoral também foi comunicada.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
O advogado Guilherme Heraki, representante da assessoria jurídica do debate, e o vice-presidente da subseção de Irati da OAB/PR Arturo Antoniassi estiveram presentes na rádio Najuá para acompanhar o debate. Ambos atestaram que todos os trâmites previstos na legislação eleitoral foram cumpridos pela equipe de organização para realização do evento. Eles ainda lamentaram a decisão dos candidatos de não participarem do debate.
O jornalista da Rádio Najuá, Rodrigo Zub ressalta que a intenção dos debates promovidos pela emissora e pelo jornal com os candidatos é dar oportunidade para que eles exponham suas propostas e que elas cheguem ao maior número de eleitores, principalmente em locais distantes da área urbana, pois o meio dessas pessoas terem acesso às informações muitas vezes é o rádio ou os meios de comunicação. “Em Fernandes Pinheiro, não há horário eleitoral no rádio porque não existem emissoras de rádio comercial ou comunitária na cidade. Em alguns locais do interior, também não há acesso à internet ou o sinal é de qualidade ruim. Sendo assim, um debate é uma oportunidade para os candidatos apresentarem as propostas dos seus planos de governo e também para convencer um eleitor

