Candidata Cleonice apresenta propostas; Rosene não veio para o debate

Por Redação 3 min de leitura

Dois candidatos disputam o cargo de prefeito de Fernandes Pinheiro nas eleições deste ano, mas apenas a candidata à reeleição pela Coligação “O Trabalho Continua”, Cleonice Schuck (PSD), compareceu para participar do debate organizado pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul, na última sexta-feira (16). O outro candidato, que concorre com chapa pura, vereador Eliton Rosene Pabis (MDB), não veio. A organização do debate cumpriu a legislação eleitoral e todas as perguntas foram dirigidas à candidata presente.

A Lei nº 9.504/97, art. 30 I e art. 46 II, permite “a realização de debate sem a presença de candidato de algum partido político ou de coligação, desde que o veículo de comunicação responsável comprove tê-lo convidado com a antecedência mínima de 72 horas da realização do debate”.

Com o opositor ausente, Cleonice apresentou suas propostas para a população do município, respondendo questionamentos da equipe organizadora do debate sobre saúde, educação, bem estar social, lazer, geração de empregos, meio ambiente, dentre outros temas. As perguntas foram feitas de acordo com o Plano de Governo registrado pela candidata na Justiça Eleitoral e a partir de questões sugeridas pelos ouvintes da Rádio Najuá.

Foram três blocos, sendo os dois primeiros com perguntas para a candidata e o último para as considerações finais. Um pouco nervosa no primeiro bloco, Cleonice foi bem objetiva e não chegou a usar todo o tempo, os três minutos disponibilizados para abordar cada questão. No segundo bloco, a candidata se habituou à sabatina e falou mais, detalhando as propostas de seu Plano de Governo.

Primeiro bloco

Consultas especializadas

Cleonice começou respondendo sobre como pretende ampliar o número de consultas especializadas.  “Elas podem ser ampliadas com um número maior de buscas junto ao Consórcio [Intermunicipal de Saúde – CIS/Amcespar], visto que, às vezes, a gente tem alguns municípios que não utilizam todo o seu espaço de consultas, de exames, que são oferecidos pelo Consórcio. Nós podemos trabalhar também com outros hospitais, outras entidades que fazem esse tipo de atendimento”, disse a candidata, acrescentando que também pretende investir mais na área.

Saúde básica

Depois, ela foi questionada sobre as estratégias que adotará para oferecer mais consultas de clínica geral à população. “Nós estamos com duas ampliações dos postos de saúde, tanto do Angaí quanto da sede do município. O nosso Plano de Governo prevê atendimento 24 horas a partir de janeiro do ano que vem, quando nós teremos esta obra concluída [sede]  e teremos lá então uma estrutura de enfermaria onde poderemos estar atendendo a demanda da nossa população e encaminhando para a Santa Casa somente urgências e emergências”, contou Cleonice.

Educação

Sobre educação e as medidas para recuperar a aprendizagem das crianças nas escolas municipais, que ficou prejudicada devido à pandemia, ela disse que já estão sendo trabalhados vários projetos com os professores que, no próximo ano, terão de atuar também no contra turno. “Teremos que trabalhar, c