Canais de fofoca sobre influenciadores viram febre na internet
Para a maior parte da população eles são desconhecidos. Mas para um nicho específico, os influenciadores digitais são as novas celebridades vindas da internet. Eles mostram seu dia a dia, contam sobre coisas que gostam e produzem conteúdo para milhares de pessoas que acompanham seus passos nas redes sociais todos os dias. Mas assim como os famosos da televisão, os famosos da internet começam a experimentar o outro lado da fama: ser o assunto de canais de fofoca.
O fenômeno é recente, mas tem ganhado popularidade em espaços como o You Tube ou o Instagram. Existem canais de entretenimento especializados em fofoca de influenciadores digitais. Alguns fazem apenas um compilado de atualizações dos influenciadores, outros trazem as fofocas resumidas um formato de programa, já conhecido por muitos.
Esse é o caso de Juliana Nogueira, criadora do canal no You Tube “Já Contei?” (www.youtube.com/user/7makeup1), com mais de 461 mil inscritos.
Ela conta que só em 2016 o canal se tornou aquilo que é hoje e que, inicialmente, em 2014, ela falava mais sobre maquiagem. Em 2015, ela começou a mudar o formato dos vídeos e quando viu, estava começando a explorar um campo novo. “Sempre fui muito comunicativa e o gosto por consumir as notícias e novidades dos famosos me motivou a fazer isso também no mundo dos influenciadores. Na época era muito novo esse tipo de conteúdo, mas agradou e fez o maior sucesso entre os usuários das redes sociais e Youtube”, conta.
Juliana conta que a mudança veio da vontade de fazer algo diferente. “Eu queria fazer algo diferente e que tivesse tudo a ver comigo. Analisei o que eu gostava de ver na internet – e eram fofocas e notícias de famosos – e percebi que no mundo dos influenciadores isso praticamente não tinha e toda vez que rolava algum babado ou climão eu sabia o que estava acontecendo, mas os outros seguidores não”, comenta.
Para ela, esse tipo de informação tem atraído as pessoas especialmente porque elas querem saber mais sobre as pessoas que já acompanham nas redes sociais. “Os canais de entretenimento e notícias sobre os influenciadores chegam para suprir essa demanda, informar sobre o que acontece para quem não tem tempo para acompanhar em detalhes tudo que corre nas redes sociais. Sem dúvida é um espaço novo e que o público está gostando muito”, destaca.
Influenciadores
Conhecidos por expor detalhes do seu dia a dia, os influenciadores têm atraído milhares de seguidores. A especialista em imagem, Dani Almeida, explica que o interesse pela fofoca sobre os influenciadores – muitas vezes desconhecidos do grande público – ocorre porque as pessoas gostam de ouvir diferentes histórias. “Desde que mundo é mundo, as pessoas se conectam por meio de histórias. Por isso que nós nos reuníamos para contar histórias, por isso que os contos infantis fazem tanto sucesso, mesmo não sendo baseados em fatos reais. Se a olharmos, a definição de fofoca ela é uma especulação, ela pode ser uma afirmação que não foi baseado em fatos concretos, aquele comentário sobre os bastidores da vida de alguém. Quando uma pessoa se expõe nas redes sociais, ela vira influenciadora digital, as pessoas vão ter muito mais curiosidade sobre qual a história daquela pessoa, qual a vida nos bastidores dessa pessoa, daí o interesse das pessoas pela fofoca. As pessoas gostam de uma boa história, tenha ela fundamento ou não”, co

