facebook
01/10/2020

Campus Irati passa por uma série de melhorias de infraestrutura

Campus Irati passa por uma série de melhorias de infraestrutura

Enquanto os estudantes, professores e agentes universitários da Unicentro realizam seus estudos e trabalhos de casa, como medida de segurança adotada pela universidade em prevenção ao coronavírus, algumas infraestruturas da instituição estão sendo melhoradas. No campus Irati, algumas obras foram recém-concluídas e outras estão em andamento. “Buscamos aproveitar o tempo que estaríamos sem atividades presenciais para que pudéssemos solucionar alguns problemas do campus que já necessitavam serem resolvidos e aprimorar e melhorar algumas situações específicas. Existem inúmeras obras que estão finalizadas, outras em início, outras em projetos – tudo para o bom funcionamento do campus, em prol de todos os docentes, discentes, agentes universitários e comunidade externa”, destaca a professora Andrea Nogueira Dias, diretora da unidade.

Dentre as obras já finalizadas no campus Irati está o prédio da nova Biblioteca, que em breve passará por um processo de limpeza geral, para que os móveis e objetos possam ser organizados no novo local. No âmbito das reformas, todas as estruturas dos banheiros do prédio principal foram completamente refeitas. Os espaços também ganharam acabamentos modernos, tornando o ambiente mais agradável. “Essas obras trarão conforto, bem estar, funcionalidade e ergonomia a todos aqueles que utilizam a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati”, avalia Andrea.

Uma das obras mais aguardadas do campus Irati da Unicentro é a reforma do telhado da capela. Desde março, o espaço começou a receber reparos que incluem, ainda, revisão do sistema elétrico, de iluminação e uma nova pintura. “A obra da Capela contém uma estrutura metálica, telhas cerâmicas, e forro todos novos – esse forro é de madeira itaúba, uma madeira muito similar com a embuia. A manta que está por cima do forro é uma manta térmica. Ela vai melhorar o conforto térmico do ambiente. Vai ser contemplada toda a parte elétrica da capela com novos pontos de energia de tomadas, adaptadores, e rede lógica. A parte de iluminação será em lâmpadas LED pendentes”, explica a engenheira da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do campus Irati, Osnessa de Souza. Ela conta, ainda que uma obra recente importante, iniciada durante o período de suspensão das aulas presenciais, é a reforma do Restaurante Universitário. “A reforma do RU achamos necessário trocar todas as telhas antigas de eternit por telhas de zinco com isopor, que são as telhas sanduíches – essa telha ajuda a proporcionar um isolamento térmico melhor. Também vai ser trocado todo o forro de PVC, tanto interno quanto externo do RU, e as lâmpadas”, diz Osnessa.

De acordo com pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Flávio de Oliveira Garcia, a inauguração oficial desses espaços, que vêm sendo construídos e reformados na universidade, deverá ser feita somente quando for seguro retornar às atividades presenciais. Assim, quando os estudantes, professores e agentes universitários voltarem a frequentar o campus Irati, poderão usufruir das melhorias feitas durante o período em que estiveram afastados fisicamente da instituição.

“É um consenso que o momento ideal para isso é quando a gente puder, realmente, ter a presença de todos para que possamos fazer a inauguração dessas obras. São obras, de modo geral, para o atendimento a toda a comunidade universitária. Claro que os alunos são sempre o nosso foco prioritário, mas os agentes universitários e professores também vão utilizar muito estas obras. Estamos buscando melhorar nossa universidade, melhorar nosso campus Irati para que no retorno das atividades, se Deus quiser, ele possa estar melhor do que quando fomos obrigados a ir para as nossas casas devido a pandemia”, afirma Flávio.

Outra obra em andamento no campus Irati é a construção do Ginásio Poliesportivo, que está com a etapa de fundação e de drenos finalizada. Os próximos passos são os pilares e a arquibancada. Também no campus, está sendo construído um segundo prédio para o Centro de Documentação e Memória, nos fundos do primeiro. Além disso, a equipe da Divisão de Serviços Gerais e Manutenção está fazendo a troca da iluminação de todas as salas de aula e administrativas do campus, substituindo as lâmpadas para LED, que economizam energia.

Texto/Fotos: Assessoria Unicentro

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS